A empresa municipal Águas de Santarém apresentou esta terça-feira, 21 de Setembro, a nova campanha de incentivo ao consumo de água da torneira, ao uso de garrafas reutilizáveis e pela eliminação do plástico.

A iniciativa começou com uma acção de sensibilização junto dos estudantes da Escola D. João II, do Agrupamento de Escola Sá da Bandeira, onde os estudantes foram incentivados a levar garrafas de plástico trocando-as por uma garrafa de vidro da marca águAS. O objectivo é promover e consciencializar os mais jovens para a importância da água no nosso dia-a-dia mas também alertar que as grandes causas climáticas começam a nível local até se tornarem globais.

“O lema é ‘Salve o Planeta começando pela nossa cidade’, e pretende alertar as crianças e os jovens para o facto de que as grandes causas que eles veem nas redes sociais e que aderem de forma espontânea e voluntária, começam todas e tem reflexo no seu ambiente local”, afirma Ramiro Matos, presidente da Águas de Santarém.

“Queremos levar as crianças e jovens a perceber que para salvar o planeta e promoverem as causas, que veem sobretudo nas redes sociais, que eles também as podem promover mas começando pela sua cidade, pela sua escola e porque é aqui que tudo começa”, salienta.

A primeira acção de sensibilização estendeu-se durante dois dias na Escola D. João II, mas é uma iniciativa que a empresa municipal pretende levar a mais estabelecimentos de ensino, através da disciplina de cidadania, e a todos os escalabitanos.

“Começou aqui no Agrupamento de Escola Sá da Bandeira, mais propriamente na Escola D. João II, vai estender-se a outras escolas, também em conjunto com as disciplinas de cidadania, e vamos também ter pontos fixos nas instalações da Águas de Santarém onde qualquer pessoa pode trocar as 10 garrafas de plástico por uma de vidro”, conclui.

Leia também...

Município de Abrantes inicia empreitada de requalificação e reabilitação da ribeira de Rio de Moinhos

O Município de Abrantes irá dar início aos trabalhos que visam repor as condições de serviço das infraestruturas danificadas, nomeadamente, pequenos açudes de rega,…

Renova não pode impedir acesso à nascente do Almonda

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) afirmou que a Renova “não poderá impedir o acesso à nascente do rio Almonda”, em Torres Novas, frisando…

AANA organiza “Passeio da Biodiversidade”

A Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça (AANA) realizou o “Passeio da Biodiversidade”, no passado dia 25 de Outubro, uma iniciativa que contou…

Ecolezíria lava e desinfecta contentores enterrados de Almeirim

A Ecolezíria – Empresa Intermunicipal da Lezíria do Tejo de recolha e tratamento de resíduos urbanos – deu início ao processo de higienização dos…