A empresa municipal Águas de Santarém apresentou esta terça-feira, 21 de Setembro, a nova campanha de incentivo ao consumo de água da torneira, ao uso de garrafas reutilizáveis e pela eliminação do plástico.

A iniciativa começou com uma acção de sensibilização junto dos estudantes da Escola D. João II, do Agrupamento de Escola Sá da Bandeira, onde os estudantes foram incentivados a levar garrafas de plástico trocando-as por uma garrafa de vidro da marca águAS. O objectivo é promover e consciencializar os mais jovens para a importância da água no nosso dia-a-dia mas também alertar que as grandes causas climáticas começam a nível local até se tornarem globais.

“O lema é ‘Salve o Planeta começando pela nossa cidade’, e pretende alertar as crianças e os jovens para o facto de que as grandes causas que eles veem nas redes sociais e que aderem de forma espontânea e voluntária, começam todas e tem reflexo no seu ambiente local”, afirma Ramiro Matos, presidente da Águas de Santarém.

“Queremos levar as crianças e jovens a perceber que para salvar o planeta e promoverem as causas, que veem sobretudo nas redes sociais, que eles também as podem promover mas começando pela sua cidade, pela sua escola e porque é aqui que tudo começa”, salienta.

A primeira acção de sensibilização estendeu-se durante dois dias na Escola D. João II, mas é uma iniciativa que a empresa municipal pretende levar a mais estabelecimentos de ensino, através da disciplina de cidadania, e a todos os escalabitanos.

“Começou aqui no Agrupamento de Escola Sá da Bandeira, mais propriamente na Escola D. João II, vai estender-se a outras escolas, também em conjunto com as disciplinas de cidadania, e vamos também ter pontos fixos nas instalações da Águas de Santarém onde qualquer pessoa pode trocar as 10 garrafas de plástico por uma de vidro”, conclui.

Leia também...

VÍDEO | Camiões carregados de resíduos espalham “pivete” pelas ruas da Chamusca

A estreita Nacional 118, na Chamusca, é percorrida diariamente por dezenas, às vezes centenas, de camiões carregados de resíduos, perigosos ou não, a caminho…

Projeto Tejo diz ser “a solução” para problema da água, ambientalistas querem alternativas

O Projeto Tejo – Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Tejo e Oeste “é a solução” para resolver o problema da falta de água,…

ICNF autorizou apenas o abate de sobreiros secos na Herdade da Torre Bela

O presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Nuno Banza, disse que apenas foi autorizado o abate de 720 sobreiros…

Câmara de Santarém actualiza tarifário de recolha de resíduos

A Câmara Municipal de Santarém aprovou esta segunda-feira, 17 de Junho, com os votos a favor do PSD e quatro votos contra do PS,…