A empresa municipal Águas de Santarém apresentou esta terça-feira, 21 de Setembro, a nova campanha de incentivo ao consumo de água da torneira, ao uso de garrafas reutilizáveis e pela eliminação do plástico.

A iniciativa começou com uma acção de sensibilização junto dos estudantes da Escola D. João II, do Agrupamento de Escola Sá da Bandeira, onde os estudantes foram incentivados a levar garrafas de plástico trocando-as por uma garrafa de vidro da marca águAS. O objectivo é promover e consciencializar os mais jovens para a importância da água no nosso dia-a-dia mas também alertar que as grandes causas climáticas começam a nível local até se tornarem globais.

“O lema é ‘Salve o Planeta começando pela nossa cidade’, e pretende alertar as crianças e os jovens para o facto de que as grandes causas que eles veem nas redes sociais e que aderem de forma espontânea e voluntária, começam todas e tem reflexo no seu ambiente local”, afirma Ramiro Matos, presidente da Águas de Santarém.

“Queremos levar as crianças e jovens a perceber que para salvar o planeta e promoverem as causas, que veem sobretudo nas redes sociais, que eles também as podem promover mas começando pela sua cidade, pela sua escola e porque é aqui que tudo começa”, salienta.

A primeira acção de sensibilização estendeu-se durante dois dias na Escola D. João II, mas é uma iniciativa que a empresa municipal pretende levar a mais estabelecimentos de ensino, através da disciplina de cidadania, e a todos os escalabitanos.

“Começou aqui no Agrupamento de Escola Sá da Bandeira, mais propriamente na Escola D. João II, vai estender-se a outras escolas, também em conjunto com as disciplinas de cidadania, e vamos também ter pontos fixos nas instalações da Águas de Santarém onde qualquer pessoa pode trocar as 10 garrafas de plástico por uma de vidro”, conclui.

Leia também...

Investigação aquática junta cerca de 100 pessoas na frente ribeirinha de Alhandra

O “MARE à Beira Rio”, evento realizado no passado domingo (dia 11) em Alhandra, levou uma centena de pessoas à Praça Soeiro Pereira Gomes,…

Campanha promove troca de plástico por árvores de fruto em Almeirim

A Câmara de Almeirim promoveu, no âmbito do Dia da Árvore e da Floresta, uma campanha em que desafia os alunos das escolas do…

GNR detecta descargas ilegais de pecuárias para linhas de água no concelho de Rio Maior

O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Santarém detectou, no dia 26 de Dezembro, descargas ilegais de efluentes pecuários para linhas de…

Barragem de Castelo de Bode com produção de electricidade restringida a duas horas por semana

Efeitos da seca que o País atravessa.