A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR) vai integrar o Conselho Mundial da Água, após a Comissão Executiva deste órgão mundial ter aprovado por unanimidade, no dia 11 de Janeiro, a candidatura da empresa ribatejana.

A Águas do Ribatejo apresentou a sua candidatura no passado dia 30 de Dezembro, e vai agora integrar o Conselho Mundial da Água ( World Water Council- WWC) que tem cerca de 400 membros, provenientes de 60 países de cinco continentes. Esta importante organização internacional integra membros todas as esferas da vida na
comunidade global da água.

Rui Godinho, presidente da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagens de
Água (APDA) é o representante português na Comissão Executiva que integra comissários de vários continentes. Para além da Águas do Ribatejo, existem apenas mais três entidades portuguesas que integram o Conselho Mundial da Água: as associações nacionais APDA e APRH e a maior entidade gestora do país, a Águas de Portugal.

Os primeiros passos do processo de candidatura da AR foram dados durante o ENEG
2021, realizado em Novembro no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, onde Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água, foi Keynote Speaker e lançou o desafio às entidades do sector para se candidatarem a integrar o Conselho.

A Águas do Ribatejo é uma empresa municipal, com capital 100 por cento público e detido pelos Municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche,
Salvaterra de Magos e Torres Novas. Serve um universo de 140 mil pessoas nos sete
municípios associados, às quais presta os serviços de abastecimento de água e saneamento, em “alta” e em “baixa”.

O Conselho Mundial da Água é uma organização internacional, criada em 1996 e sediada em Marselha. A missão do Conselho Mundial da Água é reunir a comunidade internacional para sensibilizar os decisores para o facto de que a água é uma prioridade política vital para o desenvolvimento sustentável e equitativo do planeta. O WWC centra a sua actividade em três áreas principais: Mobilizar a acção política e a “hidrodiplomacia”; Promover a segurança da água; Organizar o Fórum Mundial da Água.

Leia também...

Criadas 160 novas empresas em Janeiro no distrito de Santarém

160 empresas foram constituídas no passado mês de Janeiro no distrito de…

Oportunidades com fecho da central do Pego deixam Abrantes com “grandes expectativas”

O presidente da Câmara de Abrantes disse que o fecho da central…

Oito mercados internacionais apresentados na Startup de Santarém

A Startup Santarém recebe na quinta-feira, 21 de Março, um “dia aberto…

Melão de Almeirim reconhecido como produto certificado em Portugal

O ‘Melão de Almeirim’ obteve recentemente a denominação de produto com Indicação…