As equipas da Câmara Municipal de Benavente/Águas do Ribatejo e DST (Desinfecções Sul do Tejo) estão a proceder a uma operação programada de combate às pragas de baratas e ratos no concelho de Benavente. Esta campanha de desbaratização e desratização decorrem até Abril, em todas as freguesias e lugares da área do município.

Segundo a empresa Águas do Ribatejo, a operação irá percorrer toda a rede nos arruamentos da freguesia que inclui as localidades de Porto Alto e Arados, seguindo-se depois a mesma operação em Benavente, Barrosa, Foros da Charneca, Santo Estêvão e Foros de Almada.

A equipa de operação irá levantar cerca de 8000 tampas de esgoto pluvial (a cargo da CMB) e saneamento (da responsabilidade da Águas do Ribatejo). O processo consiste na pulverização de gel insecticida próprio para eliminar as baratas e prevenir a sua reprodução no interior das condutas. Em simultâneo é colocado isco rodenticida para eliminar ratos e ratazanas.

Após a colocação do produto as tampas são fechadas e os insectos e ratos são arrastados pelo efluente para as estações de tratamento de águas residuais (ETAR).

“A AR e o Município garantem a segurança da operação mas é possível que alguns roedores e baratas possam sair em ralos nos quintais e logradouros, pelo que se deve estar atento sempre que for avisado da realização da operação ou constatar da presença das equipas devidamente identificadas e equipadas”, refere o comunicado da empresa.

Leia também...

Santarém continua a oferecer Porta Beatas “eco.b’s” e é pioneiro na WASTEApp

Em 2017 o Município de Santarém lançou a Campanha de sensibilização ambiental…

Francisco Ferreira reeleito como presidente da associação ambientalista Zero em Torres Novas

O ambientalista Francisco Ferreira foi hoje reeleito presidente da direcção da Zero…

Autarcas do Médio Tejo pedem “responsabilidades políticas” pelas “contradições” sobre Central do Pego

Os autarcas do Médio Tejo pedem “responsabilidades políticas” pelas “contradições” existentes no…

Agência do Ambiente diz que Espanha cumpriu caudais acordados para o rio Tejo

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) avançou que Espanha obedeceu à Convenção…