As equipas da Câmara Municipal de Benavente/Águas do Ribatejo e DST (Desinfecções Sul do Tejo) estão a proceder a uma operação programada de combate às pragas de baratas e ratos no concelho de Benavente. Esta campanha de desbaratização e desratização decorrem até Abril, em todas as freguesias e lugares da área do município.

Segundo a empresa Águas do Ribatejo, a operação irá percorrer toda a rede nos arruamentos da freguesia que inclui as localidades de Porto Alto e Arados, seguindo-se depois a mesma operação em Benavente, Barrosa, Foros da Charneca, Santo Estêvão e Foros de Almada.

A equipa de operação irá levantar cerca de 8000 tampas de esgoto pluvial (a cargo da CMB) e saneamento (da responsabilidade da Águas do Ribatejo). O processo consiste na pulverização de gel insecticida próprio para eliminar as baratas e prevenir a sua reprodução no interior das condutas. Em simultâneo é colocado isco rodenticida para eliminar ratos e ratazanas.

Após a colocação do produto as tampas são fechadas e os insectos e ratos são arrastados pelo efluente para as estações de tratamento de águas residuais (ETAR).

“A AR e o Município garantem a segurança da operação mas é possível que alguns roedores e baratas possam sair em ralos nos quintais e logradouros, pelo que se deve estar atento sempre que for avisado da realização da operação ou constatar da presença das equipas devidamente identificadas e equipadas”, refere o comunicado da empresa.

Leia também...

EPAL vence prémio pelo projecto Operação Tejo 2018

 Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) recebeu na terça-feira um prémio na categoria responsabilidade social, ambiente e redução de impactos, pela Associação Portuguesa de…

AQUANENA é parceira da campanha “Água da Torneira – A Bebida Preferida!”

A AQUANENA formalizou a sua adesão à Campanha “Água da Torneira.PT – A Bebida Preferida!”, promovida pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável. Esta…

Chamusca quer saber origem de pesticidas e metais pesados em águas superficiais

A monitorização da qualidade das águas superficiais no Ecoparque do Relvão, na Chamusca, revelou, em algumas medições, “valores acima do normal” e o aparecimento…

Salvaterra de Magos investe mais de 150 mil euros em viatura de recolha de resíduos

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos investiu mais de 150 mil euros numa nova viatura para a recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU)…