As equipas da Câmara Municipal de Benavente/Águas do Ribatejo e DST (Desinfecções Sul do Tejo) estão a proceder a uma operação programada de combate às pragas de baratas e ratos no concelho de Benavente. Esta campanha de desbaratização e desratização decorrem até Abril, em todas as freguesias e lugares da área do município.

Segundo a empresa Águas do Ribatejo, a operação irá percorrer toda a rede nos arruamentos da freguesia que inclui as localidades de Porto Alto e Arados, seguindo-se depois a mesma operação em Benavente, Barrosa, Foros da Charneca, Santo Estêvão e Foros de Almada.

A equipa de operação irá levantar cerca de 8000 tampas de esgoto pluvial (a cargo da CMB) e saneamento (da responsabilidade da Águas do Ribatejo). O processo consiste na pulverização de gel insecticida próprio para eliminar as baratas e prevenir a sua reprodução no interior das condutas. Em simultâneo é colocado isco rodenticida para eliminar ratos e ratazanas.

Após a colocação do produto as tampas são fechadas e os insectos e ratos são arrastados pelo efluente para as estações de tratamento de águas residuais (ETAR).

“A AR e o Município garantem a segurança da operação mas é possível que alguns roedores e baratas possam sair em ralos nos quintais e logradouros, pelo que se deve estar atento sempre que for avisado da realização da operação ou constatar da presença das equipas devidamente identificadas e equipadas”, refere o comunicado da empresa.

Leia também...

Na região, só Sardoal se candidatou ao financiamento para limpeza da floresta

Apenas três municípios, designadamente Sardoal, Baião e Viana do Castelo, apresentaram, até ao momento, candidaturas à linha de crédito deste ano para limpeza da…

Câmara de Santarém e Quercus estabelecem protocolo

A Câmara Municipal de Santarém estabeleceu com a Quercus um protocolo de “Cooperação Estratégica para a Promoção da Sustentabilidade e Sensibilização Ambiental”. Segundo o…

Entroncamento investe 102 mil euros para criar novo jardim

A Câmara do Entroncamento vai criar um novo jardim com uma área de cerca de 3.500 metros quadrados, num investimento previsto de 101.714 euros,…

Chamusca integra a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

O Município da Chamusca integrou recentemente na Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS), uma associação de municípios que se assume como um fórum de…