As equipas da Câmara Municipal de Benavente/Águas do Ribatejo e DST (Desinfecções Sul do Tejo) estão a proceder a uma operação programada de combate às pragas de baratas e ratos no concelho de Benavente. Esta campanha de desbaratização e desratização decorrem até Abril, em todas as freguesias e lugares da área do município.

Segundo a empresa Águas do Ribatejo, a operação irá percorrer toda a rede nos arruamentos da freguesia que inclui as localidades de Porto Alto e Arados, seguindo-se depois a mesma operação em Benavente, Barrosa, Foros da Charneca, Santo Estêvão e Foros de Almada.

A equipa de operação irá levantar cerca de 8000 tampas de esgoto pluvial (a cargo da CMB) e saneamento (da responsabilidade da Águas do Ribatejo). O processo consiste na pulverização de gel insecticida próprio para eliminar as baratas e prevenir a sua reprodução no interior das condutas. Em simultâneo é colocado isco rodenticida para eliminar ratos e ratazanas.

Após a colocação do produto as tampas são fechadas e os insectos e ratos são arrastados pelo efluente para as estações de tratamento de águas residuais (ETAR).

“A AR e o Município garantem a segurança da operação mas é possível que alguns roedores e baratas possam sair em ralos nos quintais e logradouros, pelo que se deve estar atento sempre que for avisado da realização da operação ou constatar da presença das equipas devidamente identificadas e equipadas”, refere o comunicado da empresa.

Leia também...

Escolas da região recolhem mais de seis toneladas de equipamentos electrónicos

Já são conhecidos os resultados da 1ª fase da 11ª edição da Geração Depositrão. Só no primeiro período do ano lectivo já foram recolhidas…

Nova estação elevatória para resolver problemas de descargas no Tejo em Alfange

A empresa municipal Águas de Santarém vai construir uma nova estação elevatória para resolver os problemas decorrentes de um ponto de descarga de esgoto…

Intervenção de 3,6 ME em 23 diques do Vale do Tejo está concluída

As intervenções nos 23 diques do Vale do Tejo, um investimento de 3,6 milhões de euros, foram dadas por concluídas, permitindo assegurar a regularização…

Águas do Ribatejo foi à escola explicar o processo da água

“Almeirim Terra Sustentável” é o mote dos alunos de ciências do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Almeirim para o estudo da sustentabilidade…