“Almeirim Terra Sustentável” é o mote dos alunos de ciências do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Almeirim para o estudo da sustentabilidade ambiental. Na quarta-feira, 21 de março, a Águas do Ribatejo (AR) foi à Escola Febo Moniz, em Almeirim explicar como se produz a água que chega à escola e às casas dos alunos e como se tratam os “esgotos” para devolver a água aos rios.

Divididos em grupos de trabalho os alunos propuseram diversos temas alusivo ao Ciclo Urbano da Água desde a captação, a distribuição, o controlo de qualidade, a factura da água e o valor de “um bem que é precioso mais finito”.

Inês Matos, Directora do Departamento de Produção e Tratamento da Água na AR explicou o percurso da água desde a captação a 200 metros de profundidade, o tratamento na ETA da Central de Águas de Almeirim, o armazenamento nos reservatórios e a distribuição em condutas com centenas de quilómetros até à torneira do consumidor.

Com recurso a um filme animado, os alunos perceberam o valor da água e a necessidade de a preservar para que nunca lhes falte na torneira.

“Uma vez ficámos sem água muito tempo e não podemos tomar banho. Estávamos todos sujos porque tínhamos estado na brincadeira com balões de tinta. Foi muito mau”, recorda um dos alunos que quis saber a razão da suspensão do abastecimento.

Neste caso foi uma avaria com rebentamento de conduta. Inês Matos explicou que com os investimentos realizados em infraestruturas e equipamentos por parte da AR, as interrupções no abastecimento são cada vez menos frequentes e em zonas mais pequenas porque as redes estão seccionadas e foram criadas alternativas.

A AR dispõe de reservas nos sistemas de abastecimento de Almeirim que está equipado com tele-gestão, o que permite agir de imediato com um alerta em caso de avaria ou rotura evitando a falta de água na casa dos consumidores.

Até ao final do Verão, a AR abre as instalações: Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) a visitas de escolas, Universidades Seniores, investigadores e público em geral com marcação prévia dos interessados.

Numa parceria com a DECO, a AR promove a campanha “A ÁGUA É DE TODOS NÃO AO SEU DESPERDÍCIO” com um conjunto de eventos de sensibilização onde apela ao consumo da água da rede por ser mais saudável, mais amiga do ambiente e mais económica. A empresa estimula também as escolas da região a tratarem o tema da água junto dos alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos e vai premiar os trabalhos mais originais. Serão lançadas várias campanhas de promoção da qualidade e segurança da água da rede nas rádios locais e nas redes sociais.

A AR marca ainda presença em vários eventos culturais, sociais e desportivos na região sempre com o objectivo de dar a conhecer as vantagens do consumo da água da rede pública e de apelar ao consumo responsável de um bem precioso. Destaca-se ainda a promoção de dois seminários nas Escolas Profissionais de Salvaterra de Magos e de Coruche e a presença na Semana Verde de Coruche.

Leia também...

Alunos de Santarém recolhem perto de meia tonelada de rolhas

Os alunos das escolas do concelho de Santarém recolheram 110.853 rolhas, em…

Águas do Ribatejo e Câmara de Benavente combatem praga de baratas e ratos

As equipas da Câmara Municipal de Benavente/Águas do Ribatejo e DST (Desinfecções…

Águas de Santarém obtém selo de qualidade exemplar da água para consumo humano

Prémio atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

BE pergunta ao Governo se está disponível para garantir “verdadeiros” caudais no Tejo

 O Bloco de Esquerda (BE) quer saber se o Governo está disponível…