“Almeirim Terra Sustentável” é o mote dos alunos de ciências do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Almeirim para o estudo da sustentabilidade ambiental. Na quarta-feira, 21 de março, a Águas do Ribatejo (AR) foi à Escola Febo Moniz, em Almeirim explicar como se produz a água que chega à escola e às casas dos alunos e como se tratam os “esgotos” para devolver a água aos rios.

Divididos em grupos de trabalho os alunos propuseram diversos temas alusivo ao Ciclo Urbano da Água desde a captação, a distribuição, o controlo de qualidade, a factura da água e o valor de “um bem que é precioso mais finito”.

Inês Matos, Directora do Departamento de Produção e Tratamento da Água na AR explicou o percurso da água desde a captação a 200 metros de profundidade, o tratamento na ETA da Central de Águas de Almeirim, o armazenamento nos reservatórios e a distribuição em condutas com centenas de quilómetros até à torneira do consumidor.

Com recurso a um filme animado, os alunos perceberam o valor da água e a necessidade de a preservar para que nunca lhes falte na torneira.

“Uma vez ficámos sem água muito tempo e não podemos tomar banho. Estávamos todos sujos porque tínhamos estado na brincadeira com balões de tinta. Foi muito mau”, recorda um dos alunos que quis saber a razão da suspensão do abastecimento.

Neste caso foi uma avaria com rebentamento de conduta. Inês Matos explicou que com os investimentos realizados em infraestruturas e equipamentos por parte da AR, as interrupções no abastecimento são cada vez menos frequentes e em zonas mais pequenas porque as redes estão seccionadas e foram criadas alternativas.

A AR dispõe de reservas nos sistemas de abastecimento de Almeirim que está equipado com tele-gestão, o que permite agir de imediato com um alerta em caso de avaria ou rotura evitando a falta de água na casa dos consumidores.

Até ao final do Verão, a AR abre as instalações: Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) a visitas de escolas, Universidades Seniores, investigadores e público em geral com marcação prévia dos interessados.

Numa parceria com a DECO, a AR promove a campanha “A ÁGUA É DE TODOS NÃO AO SEU DESPERDÍCIO” com um conjunto de eventos de sensibilização onde apela ao consumo da água da rede por ser mais saudável, mais amiga do ambiente e mais económica. A empresa estimula também as escolas da região a tratarem o tema da água junto dos alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos e vai premiar os trabalhos mais originais. Serão lançadas várias campanhas de promoção da qualidade e segurança da água da rede nas rádios locais e nas redes sociais.

A AR marca ainda presença em vários eventos culturais, sociais e desportivos na região sempre com o objectivo de dar a conhecer as vantagens do consumo da água da rede pública e de apelar ao consumo responsável de um bem precioso. Destaca-se ainda a promoção de dois seminários nas Escolas Profissionais de Salvaterra de Magos e de Coruche e a presença na Semana Verde de Coruche.

Leia também...

Autarcas defendem reconversão da central do Pego para resíduos florestais

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) aprovou, por unanimidade, uma recomendação…
Foto de Arquivo

Fabrióleo afirma que não foi ouvida nem notificada da decisão que a multou em 400 mil euros

 A Fabrióleo disse que não foi ainda notificada da decisão da Agência…

Centro de Interpretação do Paul do Boquilobo inaugura novo projecto expositivo

Os municípios de Torres Novas e da Golegã, assim como o Instituto…

ZERO considera erro conversão da Central do Pego “para queimar biomassa”

A associação de defesa do ambiente ZERO considerou “um erro” a conversão…