A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR) está a desenvolver duas intervenções no Sistemas de Abastecimento de Água de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra que visam substituir condutas antigas e vulneráveis e reforçar a fiabilidade, segurança e qualidade do abastecimento a centenas de famílias e empresas.

Segundo a empresa, os trabalhos devem iniciar no próximo mês de Setembro nas duas frentes de obra e devem ficar concluídos no início de 2021.

Em Salvaterra de Magos será feita a substituição de condutas na EN 114-3 (Salvaterra-Foros de Salvaterra), Rua Luís de Camões e Rua do Marquês. Será colocada tubagem em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) com construção de novos nós de ligação e substituição de meia centena de ramais para servir habitações e comércio na zona.

A empreitada inclui ainda a interligação das zonas abrangidas pelo reservatório R1 (Vila Magos) e pelo reservatório R2 (Salvaterra de Magos). Uma câmara de manobras irá alojar uma válvula redutora de pressão.

“O objectivo de instalação desta válvula é o de garantir que caso seja necessário abastecer parte da vila a partir do reservatório Vila Magos, não surjam roturas causadas por pressões demasiado elevadas”, refere o Presidente da AR, Francisco Oliveira.

A empreitada contempla também quatro marcos de incêndio que ficarão disponíveis para utilização dos bombeiros e proteção civil.

O custo previsto para a intervenção é de 245.960,00 € (+IVA) e foi adjudicada à LUSOSICÓ – CONSTRUÇÕES, S.A.

Leia também...

Ribatejo tem 3,1ME de investimentos aprovados na área do apoio ao emprego

Trinta e dois projectos que representam 3,1 milhões de euros de investimento foram aprovados no Ribatejo ao abrigo do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo…

Concelhos do distrito de Santarém com mercado diário impõem limitações

Vários municípios do distrito de Santarém decidiram manter aberto o mercado diário, cancelando os que mantêm uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal, mas com…

AgriEmpreende potencia criação de novos negócios agroalimentares no Ribatejo

O AgriEmpreende é um projecto inovador que potencia a geração de novas ideias de negócio, a criação de novos produtos e a concretização de…

Fábrica de produtos químicos que ficou destruída em incêndio volta a laborar

Foto: Pedro Salgueiro A Prodyalca, fábrica de produtos químicos, em Moitas Venda, concelho de Alcanena, que ficou completamente destruída num incêndio, voltou a laborar…