A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo aprovou tarifas de apoio especial às famílias que tiveram perdas comprovadas de pelo menos 20% do rendimento, às empresas forçadas a encerrar e às instituições sociais, devido ao impacto da pandemia da covid-19.
A exemplo do que ocorreu no ano de 2020, a empresa que gere os sistemas de saneamento e de abastecimento de águas dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas anunciou novos apoios, a vigorar por um período de seis meses, disponibilizando até 500 mil euros para essas medidas, lê-se em comunicado.
O presidente do Conselho de Administração da Águas do Ribatejo (AR), Francisco Oliveira, disse à Lusa que os pedidos de acesso ao apoio especial decorrem até 30 de Junho, sendo válidos por um período de seis meses a partir do momento da aprovação.
O comunicado emitido pela empresa refere que as famílias cujo rendimento “tenha sofrido uma redução acentuada” (igual ou superior a 20%) e que se encontrem em situação de vulnerabilidade beneficiarão do regime do tarifário social já existente, ou seja, da isenção de 100% das tarifas fixas de água e saneamento para consumos mensais até 15 metros cúbicos ou de 50% no caso de consumos mensais superiores.
As empresas que, por imposição legal, se viram obrigadas a encerrar ou a reduzir significativamente a sua actividade beneficiarão de uma isenção de 100% das tarifas fixas de água e saneamento.
A medida abrange ainda as instituições e associações de beneficência, culturais e desportivas, sem fins lucrativos, e outras de interesse público, segundo a mesma nota.