O ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues anunciou hoje que a vacinação contra a covid-19 nas escolas vai começar no fim de semana, prolongando-se durante Abril num processo coordenado pela ‘task force’ que coordena o plano de vacinas.

“Relativamente à vacinação, como eu tenho sempre dito, quem tem a responsabilidade de vacinar e coordenar é a ‘task force’. Nós formos informado pela ‘task force’ que no próximo fim de semana começa esta empreitada de vacinação dos docentes e não docentes das nossas escolas e que, depois, continuará também durante o mês de Abril”, disse Tiago Brandão Rodrigues aos jornalistas, em Paços de Ferreira.

O ministro visitou o centro escolar daquela cidade, acompanhado dos autarcas locais, para assinalar o regresso às aulas das crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico, após o segundo confinamento.

Questionado sobre as prioridades da vacinação, o governante reforçou que é a ‘task force’ quem coordena todo o processo, frisando que ao Ministério da Saúde caberá “coadjuvar este esforço”, para haver “um elemento suplementar para garantir a segurança nas escolas”.

PUBLICIDADE

Tiago Brandão Rodrigues afirmou a necessidade de “deixar muito claro que a vacinação não é obrigatória [assim como] a própria testagem”.

“Como sabem, não podemos obrigar um trabalhador a ser testado para poder trabalhar”, concluiu.

Questionado de novo sobre os critérios e ritmos de vacinação esperados na comunidade educativa, remeteu a resposta para a ‘task force’, mas observou não haver “nenhum elemento que leve a dizer que não existirá simultaneidade”.

“Sabemos que não é possível vacinar todos os docentes e não docentes de todas as escolas do país ao mesmo tempo, por isso, exigirá um gradualismo nessa vacinação”, terminou.

PUBLICIDADE
Leia também...

Câmara de Santarém paga transporte escolar para todos os alunos do concelho

A Câmara Municipal de Santarém vai pagar, no próximo ano lectivo, a…

Alunos, professores, funcionários e pais do AE Ginestal Machado unidos pela dança (c/vídeo)

Manuela Candeias e Sara Gabriel, docentes do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal…

Corações com Coroa oferece bolsas de estudo a jovens raparigas de Santarém

A Corações com Coroa (CCC), Associação sem fins lucrativos e ONGD que…

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…