A Câmara de Alcanena aprovou uma verba de 5 mil euros para o Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia do município, que prevê o reembolso mediante a apresentação da despesa de esterilização dos animais.

Referindo a legislação que proíbe o abate de animais errantes e privilegia a esterilização como forma de controlo da população de cães e gatos, o município afirma, em comunicado, que o programa visa “promover e implementar medidas que contribuam para o controlo reprodutivo e erradicação do abandono, minimizando comportamentos de risco associados, e contribuir para a protecção, bem-estar e saúde animal”. 

Os munícipes com animais de companhia (individuais ou associações) podem candidatar-se, até 20 de Novembro, a reembolsos que vão dos 15 euros para a esterilização de gatos (35 euros para gatas) até aos 55 euros para esterilização de cadelas (30 euros para cães).

“O programa é aplicável a animais de companhia (canídeos e gatídeos) cujos proprietários residam no concelho de Alcanena, não podendo ser excedido o número de quatro animais por agregado familiar, devendo os animais estar identificados electronicamente, com registo actualizado no sistema de informação de animais de companhia (SIAC) e possuir boletim sanitário com vacinação antirrábica válida (para canídeos)”, explica a nota. 

Leia também...

“O ideal é que o futebol seja jogado sempre no respeito pela verdade”

Rui Manhoso completou recentemente 80 anos de idade. O futebol corre-lhe nas…

Hospital de Vila Franca cria Centro de Desenvolvimento e Investigação Professor Reynaldo dos Santos

O Conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira decidiu…

Comissão Municipal de Protecção Civil e Comissão Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios realizam reunião de prevenção em Santarém

A Comissão Municipal de Protecção Civil de Santarém e a Comissão Municipal…

Cinco feridos em incêndio no Estabelecimento Prisional de Alcoentre

Um incêndio ao final da tarde de terça-feira, dia 29 de Janeiro,…