Foto: Município de Alcanena
Foto: Município de Alcanena

Foi inaugurada, no dia 6 de abril, na Galeria Municipal Maria Lucília Moita, na Casa da Cultura, em Alcanena, a Exposição “Memórias da Terra Vermelha” – Memórias da Guerra Colonial pelos Ex-Combatentes do Concelho de Alcanena.

Memórias da Terra Vermelha mostra um pouco da vida dos jovens do concelho de Alcanena (naturais e residentes) que deixaram Portugal rumo ao desconhecido, para lutar numa guerra que deixou marcas profundas em várias gerações e que esteve na génese do 25 de Abril de 1974.

Nas vésperas da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril e quando se assinalam os 50 anos do fim da guerra colonial (1961-1974), o Município de Alcanena recorda os filhos do concelho que estiveram destacados nas antigas colónias portuguesas.

Uma exposição que quer mostrar outro lado da Guerra Colonial, não a que se lê e vê nos livros de História, mas a que olha para as pessoas, aquelas que conhecemos e que nos são próximas, e como era o seu viver, para lá da guerra, em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, entre 1961 e 1974.

Leia também...

Entroncamento aprova orçamento de 19 milhões para 2019

A Câmara Municipal do Entroncamento aprovou, na reunião de câmara de 5 de Novembro, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2019,…

Concurso do Arroz Doce e homenagem a campino António Vardasca em Vale de Figueira

Na tarde do passado sábado, dia 07 de Julho, inserido na programação da Feira do Arroz Doce, organizada pelo Centro de Bem Estar Social…

João Barroca dá nome ao auditório do estádio municipal do Cartaxo 

O auditório do estádio municipal do Cartaxo recebeu, no passado dia 19, o nome do ex-futebolista e treinador João Barroca.  Ao lado da sua…

Constância recebe cerimónia de Entrega do Estandarte Nacional à 10.ª Força Nacional Destacada para o Iraque

A vila de Constância foi palco esta quinta-feira, 10 de Outubro, da cerimónia de Entrega do Estandarte Nacional à 10.ª Força Nacional Destacada (FND)…