Foto: Município de Alcanena
Foto: Município de Alcanena

Foi inaugurada, no dia 6 de abril, na Galeria Municipal Maria Lucília Moita, na Casa da Cultura, em Alcanena, a Exposição “Memórias da Terra Vermelha” – Memórias da Guerra Colonial pelos Ex-Combatentes do Concelho de Alcanena.

Memórias da Terra Vermelha mostra um pouco da vida dos jovens do concelho de Alcanena (naturais e residentes) que deixaram Portugal rumo ao desconhecido, para lutar numa guerra que deixou marcas profundas em várias gerações e que esteve na génese do 25 de Abril de 1974.

Nas vésperas da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril e quando se assinalam os 50 anos do fim da guerra colonial (1961-1974), o Município de Alcanena recorda os filhos do concelho que estiveram destacados nas antigas colónias portuguesas.

Uma exposição que quer mostrar outro lado da Guerra Colonial, não a que se lê e vê nos livros de História, mas a que olha para as pessoas, aquelas que conhecemos e que nos são próximas, e como era o seu viver, para lá da guerra, em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, entre 1961 e 1974.

Leia também...

CIM Médio Tejo tem orçamento de 25 ME em 2026

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo aprovou um orçamento recorde de 25 milhões de euros para 2026, com a mobilidade a representar cerca…

Jovem de Santarém inscrito na Liga Portugal Bwin

Rafael Alcobia, 18 anos, estreou-se a nível de formação pela Académica de Santarém. O jovem, natural de Santarém, posteriormente representou os escalões jovens do…

Santarém assinala dia Mundial do Animal

O Dia Mundial do Animal foi assinalado, no dia 4 de outubro, em Santarém, com ações de sensibilização para a necessidade de proteger e…

Marchadores Kimberly García, Érica Sena e Brian Pintado competem em Rio Maior

A marchadora peruana Kimberly García, líder do ranking mundial, assim como a brasileira Érica Sena e o equatoriano Brian Pintado são alguns dos nomes mais…