Foto: Município de Alcanena
Foto: Município de Alcanena

Foi inaugurada, no dia 6 de abril, na Galeria Municipal Maria Lucília Moita, na Casa da Cultura, em Alcanena, a Exposição “Memórias da Terra Vermelha” – Memórias da Guerra Colonial pelos Ex-Combatentes do Concelho de Alcanena.

Memórias da Terra Vermelha mostra um pouco da vida dos jovens do concelho de Alcanena (naturais e residentes) que deixaram Portugal rumo ao desconhecido, para lutar numa guerra que deixou marcas profundas em várias gerações e que esteve na génese do 25 de Abril de 1974.

Nas vésperas da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril e quando se assinalam os 50 anos do fim da guerra colonial (1961-1974), o Município de Alcanena recorda os filhos do concelho que estiveram destacados nas antigas colónias portuguesas.

Uma exposição que quer mostrar outro lado da Guerra Colonial, não a que se lê e vê nos livros de História, mas a que olha para as pessoas, aquelas que conhecemos e que nos são próximas, e como era o seu viver, para lá da guerra, em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, entre 1961 e 1974.

Leia também...

Detido pela PSP para cumprir pena de 10 meses de prisão

Um homem de 31 anos foi detido pela PSP para cumprimento de 10 meses de pena de prisão efectiva, no passado dia 4 de…

CNEMA “repensa” localização do palco na Feira Nacional da Agricultura

Em resposta a vários comentários nas redes sociais, criticando a localização deste ano do palco dos concertos, a organização da Feira Nacional da Agricultura…

Catequistas rumam a Fátima para reflectir sobre os desafios actuais

Os catequistas das dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Santarém e Setúbal preparam-se para comemorar, em Fevereiro, em Fátima, os 50 anos do Encontro…

GNR alerta para burlas de falsos funcionários

O Comando da Guarda Nacional Republicana de Santarém lançou recentemente um alerta à população na sequência do crescente número de burlas por falsos funcionários…