Foto: Município de Alcanena
Foto: Município de Alcanena

Foi inaugurada, no dia 6 de abril, na Galeria Municipal Maria Lucília Moita, na Casa da Cultura, em Alcanena, a Exposição “Memórias da Terra Vermelha” – Memórias da Guerra Colonial pelos Ex-Combatentes do Concelho de Alcanena.

Memórias da Terra Vermelha mostra um pouco da vida dos jovens do concelho de Alcanena (naturais e residentes) que deixaram Portugal rumo ao desconhecido, para lutar numa guerra que deixou marcas profundas em várias gerações e que esteve na génese do 25 de Abril de 1974.

Nas vésperas da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril e quando se assinalam os 50 anos do fim da guerra colonial (1961-1974), o Município de Alcanena recorda os filhos do concelho que estiveram destacados nas antigas colónias portuguesas.

Uma exposição que quer mostrar outro lado da Guerra Colonial, não a que se lê e vê nos livros de História, mas a que olha para as pessoas, aquelas que conhecemos e que nos são próximas, e como era o seu viver, para lá da guerra, em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, entre 1961 e 1974.

Leia também...

Incêndios: MAI salienta “ganhos muito significativos” na prevenção e combate desde 2017

O ministro da Administração Interna salientou a 27 de Junho, no Sardoal, os “ganhos muito significativos” na prevenção e combate aos incêndios rurais desde…

União de Freguesias recebe apoio de 70 mil euros pela aquisição de terreno para futuro posto médico em Tremês

A União de Freguesias da Azoia de Cima e de Tremês vai receber um apoio financeiro do Município de Santarém no valor de 70…

Jovem de 21 anos e um casal detidos por tráfico de droga

A Polícia de Segurança Pública deteve um casal de 34 e 30 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes, no dia 26 de Julho,…

Assaltava farmácias com seringa

Um homem de 60 anos foi detido em flagrante delito na sexta-feira passada, por suspeita da prática de vários crimes de roubo em farmácias,…