A recolha de Resíduos Sólidos Urbanos passou, desde o início deste mês, a ser realizada pela Ecolezíria nos concelhos de Almeirim e Coruche.

Com sede em Raposa, concelho de Almeirim, a Ecolezíria é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, sendo detida pela Resiurb – Associação de Municípios de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos. Estes municípios representam 126.662 habitantes, uma área geográfica de 2.356 km2 e uma produção estimada de resíduos de 55.000 toneladas/ano.

“Temos consciência que a nossa recolha não era em muitos casos a melhor. Estou certo que esta mudança se vai reflectir num melhor serviço”, afirma o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, salientando que afirma que “a Ecoleziria é uma empresa Intermunicipal, 100% pública e que numa lógica de rentabilização de recursos vai efectuar este serviço”.

O autarca explica que o “novo tarifário implica o pagamento não por escalão fixo de acordo com o consumo da água, como até aqui, mas tendo em conta o número de metros cúbicos (m3) de água consumida. Ou seja, antigamente de 0 a 5 m3 pagava um valor, consumisse 0 ou 5 m3 e agora paga um valor se consumir 1 m3 e outro diferente se consumir 5 m3. No 1.º caso paga menos, no 2.º paga mais”.

Leia também...

Chuva está de regresso e coloca Santarém sob aviso amarelo

A chuva está de regresso ao distrito de Santarém a partir desta…

Escola Profissional de Tomar é a melhor do distrito de Santarém no Concurso Academia Ponto Verde

A Escola Profissional de Tomar obteve a melhor pontuação do distrito de…

Aviso amarelo para o distrito de Santarém devido a temperaturas baixas

O tempo frio levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera…

Município de Ourém pede parecer à Agência do Ambiente para criar ecovia

O município de Ourém vai pedir um parecer à Agência Nacional do…