A recolha de Resíduos Sólidos Urbanos passou, desde o início deste mês, a ser realizada pela Ecolezíria nos concelhos de Almeirim e Coruche.

Com sede em Raposa, concelho de Almeirim, a Ecolezíria é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, sendo detida pela Resiurb – Associação de Municípios de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos. Estes municípios representam 126.662 habitantes, uma área geográfica de 2.356 km2 e uma produção estimada de resíduos de 55.000 toneladas/ano.

“Temos consciência que a nossa recolha não era em muitos casos a melhor. Estou certo que esta mudança se vai reflectir num melhor serviço”, afirma o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, salientando que afirma que “a Ecoleziria é uma empresa Intermunicipal, 100% pública e que numa lógica de rentabilização de recursos vai efectuar este serviço”.

O autarca explica que o “novo tarifário implica o pagamento não por escalão fixo de acordo com o consumo da água, como até aqui, mas tendo em conta o número de metros cúbicos (m3) de água consumida. Ou seja, antigamente de 0 a 5 m3 pagava um valor, consumisse 0 ou 5 m3 e agora paga um valor se consumir 1 m3 e outro diferente se consumir 5 m3. No 1.º caso paga menos, no 2.º paga mais”.

Leia também...

Município de Santarém inicia limpeza e conservação de troços fluviais

Nuno Russo, vereador da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o pelouro da Protecção Ambiental, visitou no dia 22 de Novembro, a acção de…

Dispersão de processos judiciais dificulta solução para passivo da Fabrióleo

 A dispersão de processos judiciais está a dificultar a resolução do passivo ambiental deixado pela Fabrióleo, em Torres Novas, mandada encerrar em 2018, estando por…

Salvaterra de Magos investe 800 mil euros em iluminação pública LED

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos já deu início ao projecto de remodelação das atuais lâmpadas de vapor de sódio da rede de…

Deputados PS questionam Governo sobre danos no cais de Tancos

Os deputados do PS eleitos pelo distrito de Santarém questionaram o Ministério do Ambiente sobre o que o Governo está a fazer para reparar…