Almeirim está quase a ser o primeiro concelho do distrito a ter toda a iluminação pública cem por cento LED. A mudança para um tecnologia que permite uma grande poupança e é mais amiga do ambiente iniciou-se em 2018.

O processo, segundo dados disponibilizados pela autarquia, já se encontra a 98% ficando a faltar apenas duas centenas de luminárias no centro da cidade, por terem um formato diferenciado das restantes. Nas freguesias de Fazendas de Almeirim, Raposa e Benfica do Ribatejo a nova tecnologia já está totalmente implementada.

A autarquia almeirinense realizou um investimento de 1,2 milhões de euros, através da Central de Compras da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, que vai permitir uma poupança energética de cerca de 250 mil euros/ano e reduzir a emissão de CO2 em cerca de 383 toneladas/ano.

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) iniciou o projecto
de mudança de 42 mil luminárias para a tecnologia LED em 2014, nos 11 municípios que a agregam. A medida é comparticipada a 95 por cento por fundos comunitários e representa uma poupança para a CIMLT de mais de um milhão de euros anuais.

Leia também...

NERSANT contou com 220 participantes em webinares sobre Segurança e Saúde no Trabalho

A Associação Empresarial da Região de Santarém ( NERSANT) realizou, em parceria com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), duas acções de…

Homem foi morto em Marinhais e agressor detido

Um homem foi morto com arma branca em Marinhais e o agressor foi detido, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).…

Campeão da Poda ensina a arte num workshop em Almeirim

O campeão nacional da poda, José Estêvão, de Almeirim, associou-se à Descularte na organização de um workshop que pretende manter viva uma arte tradicional,…

Homem de 22 anos detido por ameaças com recurso a arma de fogo, em Benavente

O suspeito foi detido no passado dia 7 de Agosto, no seu local de residência e onde tinha na sua posse uma espingarda caçadeira,…