Almeirim está quase a ser o primeiro concelho do distrito a ter toda a iluminação pública cem por cento LED. A mudança para um tecnologia que permite uma grande poupança e é mais amiga do ambiente iniciou-se em 2018.

O processo, segundo dados disponibilizados pela autarquia, já se encontra a 98% ficando a faltar apenas duas centenas de luminárias no centro da cidade, por terem um formato diferenciado das restantes. Nas freguesias de Fazendas de Almeirim, Raposa e Benfica do Ribatejo a nova tecnologia já está totalmente implementada.

A autarquia almeirinense realizou um investimento de 1,2 milhões de euros, através da Central de Compras da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, que vai permitir uma poupança energética de cerca de 250 mil euros/ano e reduzir a emissão de CO2 em cerca de 383 toneladas/ano.

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) iniciou o projecto
de mudança de 42 mil luminárias para a tecnologia LED em 2014, nos 11 municípios que a agregam. A medida é comparticipada a 95 por cento por fundos comunitários e representa uma poupança para a CIMLT de mais de um milhão de euros anuais.

Leia também...

Trabalhador da Resitejo morre em acidente de trabalho

Procedia a uma reparação quando um sistema pneumático de um camião rebentou.

Santarém debate “Desafios Comunitários com as Pessoas em situação de Sem Abrigo” em fórum na Casa do Brasil

O Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Santarém (NPISA organizou um fórum na Casa do Brasil, para debater o tema “Desafios Comunitários com…

Projecto #EscrevesmeUmAbraço de IPSS de Fátima junta fotografia e literatura

O Centro de Reabilitação e Integração de Fátima, que dá apoio a crianças e adultos com doença e deficiência mentais, lançou o projecto #EscrevesmeumAbraço,…

16 detidos por tráfico de droga às portas de festa no Cartaxo

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Destacamento Territorial de Santarém, nos dias 29 e 30 de Setembro, executou uma operação especial…