Almeirim está quase a ser o primeiro concelho do distrito a ter toda a iluminação pública cem por cento LED. A mudança para um tecnologia que permite uma grande poupança e é mais amiga do ambiente iniciou-se em 2018.

O processo, segundo dados disponibilizados pela autarquia, já se encontra a 98% ficando a faltar apenas duas centenas de luminárias no centro da cidade, por terem um formato diferenciado das restantes. Nas freguesias de Fazendas de Almeirim, Raposa e Benfica do Ribatejo a nova tecnologia já está totalmente implementada.

A autarquia almeirinense realizou um investimento de 1,2 milhões de euros, através da Central de Compras da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, que vai permitir uma poupança energética de cerca de 250 mil euros/ano e reduzir a emissão de CO2 em cerca de 383 toneladas/ano.

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) iniciou o projecto
de mudança de 42 mil luminárias para a tecnologia LED em 2014, nos 11 municípios que a agregam. A medida é comparticipada a 95 por cento por fundos comunitários e representa uma poupança para a CIMLT de mais de um milhão de euros anuais.

Leia também...

Entroncamento recebe III Encontro Intercultural

O III Encontro Intercultural do Entroncamento decorre no dia 25 de Maio, entre as 10h00 e as 19h00, na Praça Salgueiro Maia e Praça…

Ronaldo vai produzir cenouras-bebé em Almeirim

CR7 tem um novo negócio. Vai produzir cenouras-bebé na região de Almeirim. O internacional português é um dos sócios da Fresh 52, empresa sediada…

Município de Azambuja volta a promover Campanha da Cal

O Município de Azambuja, em colaboração com as Juntas de Freguesia de todo o concelho, volta a realizar a Campanha da Cal, nos meses…

Doze distritos sob aviso laranja por causa do calor

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje 12 distritos do continente sob aviso laranja, o segundo mais grave, por causa…