Almeirim está quase a ser o primeiro concelho do distrito a ter toda a iluminação pública cem por cento LED. A mudança para um tecnologia que permite uma grande poupança e é mais amiga do ambiente iniciou-se em 2018.

O processo, segundo dados disponibilizados pela autarquia, já se encontra a 98% ficando a faltar apenas duas centenas de luminárias no centro da cidade, por terem um formato diferenciado das restantes. Nas freguesias de Fazendas de Almeirim, Raposa e Benfica do Ribatejo a nova tecnologia já está totalmente implementada.

A autarquia almeirinense realizou um investimento de 1,2 milhões de euros, através da Central de Compras da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, que vai permitir uma poupança energética de cerca de 250 mil euros/ano e reduzir a emissão de CO2 em cerca de 383 toneladas/ano.

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) iniciou o projecto
de mudança de 42 mil luminárias para a tecnologia LED em 2014, nos 11 municípios que a agregam. A medida é comparticipada a 95 por cento por fundos comunitários e representa uma poupança para a CIMLT de mais de um milhão de euros anuais.

Leia também...

Jovens da EPVT partem para estágios de excelência

A Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) continua a expandir as…

Memorável Corrida na Moita

Diego Ventura voltou a tourear em Portugal após quatro anos de ausência,…

Estátuas vivas animam ruas do centro histórico de Santarém (vídeo e galeria de fotos)

O primeiro dia da IV edição do Festival de Estátuas Vivas em…

Praia Fluvial de Constância recebeu o prémio de Praia Revelação

Todos os anos, os leitores do Guia das Praias Fluviais escolhem a…