Realizou-se na passada sexta-feira, dia 13, no Cine-teatro de Almeirim mais uma Reunião Magna das Universidades Seniores que contou com a presença de uma centena de dirigentes de mais de 70 universidades seniores de todo o país.
O evento contou com a presença da Francisco Fragoso, coordenador do programa Portugal Inovação Social, que apresentou algumas candidaturas que as instituições de economia social podem aproveitar com projetos de inovação social na área do envelhecimento.
Da parte da tarde o presidente da RUTIS, Luis Jacob, apresentou o relatório de atividades de 2022/2023 e o plano de atividades para 2024, seguido de um debate sobre o funcionamento, iniciativas para as universidades seniores.
De seguida foi entregue o prémio RUTIS 2023 ao presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, Dr. Eugénio da Fonseca, como forma de agradecimento ao trabalho dos nossos voluntários.
A Reunião Magna encerrou com a presença da Sr. Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dra. Ana Mendes Godinho, que enalteceu o trabalho das universidades seniores e apresentou algumas medidas de apoio ao envelhecimento ativo que o governo pretende criar, nomeadamente o acesso à reforma a tempo parcial “antes da idade legal de reforma” de forma que as pessoas possam fazer uma transição mais fácil para a reforma. No encerramento estiveram também o presidente da Câmara Municipal de Almeirim e o Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém.
Existem actualmente mais de 400 universidades seniores no país, com mais de 70.000 alunos.