O município de Alpiarça conta, a partir desta quarta-feira, com um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, disponibilizando um conjunto de serviços que visam melhorar a vida daquela comunidade.

“É uma parceria feita com o Alto Comissariado para as Migrações. Nós escolhemos o local e instituímos as condições exigíveis para termos este centro a funcionar, dotar de funcionários e um conjunto de serviços de apoio à comunidade migrante que temos em Alpiarça”, disse Sónia Sanfona (PS) na inauguração deste CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Alpiarça.

Sónia Sanfona explicou que a intenção da autarquia é que este centro funcione no sentido de constituir um ponto de apoio para a comunidade migrante, desde as crianças, às famílias, aos que estão isolados, sozinhos e sem qualquer tipo de apoio.

“Vamos dar apoio em várias áreas, quer na Segurança Social, nas inscrições necessárias para assegurar que as pessoas têm os seus direitos verificados, na regularização de documentação importante para os migrantes e que, muitas vezes, pelo obstáculo da língua, têm dificuldades em regularizar, na relação com a escola, no caso das famílias que têm crianças em idade escolar e ajudar a criar condições para que estas possam iniciar o seu percurso escolar com normalidade, e no apoio à saúde. Muitas vezes, por causa da língua têm dificuldades em fazer-se entender quando vão ao médico ou ao centro de saúde”, destacou.

Para Sónia Sanfona, este apoio vai ajudar a fazer a ligação com a comunidade e ajudar a melhorar a vida das pessoas “que estão longe dos seus países e que querem reconstruir a sua vida” em Alpiarça.

O CLAIM funciona num espaço da junta de freguesia de Alpiarça que tem outros serviços que podem ser complementares. Neste espaço funciona a CPCJ [Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e jovens] e um gabinete de Inserção Social, “áreas que tocam e constituem outro ponto de apoio às pessoas que procurarem o centro”.

A presidente da Câmara de Alpiarça adiantou que o centro vai ter dois funcionários, um em permanência e outro em rotatividade. A cerimónia de inauguração contou com a presença da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira.

Leia também...

Município de Santarém participa na sessão Crescimento Económico e Produtividade

O Município de Santarém participou no debate Crescimento Económico e Produtividade, promovida…

Mação implementa serviço de ‘Oficina Domiciliária Social’

A Câmara de Mação já implementou o projeto ‘Oficina Domiciliária Social’, um…

“Os poetas malditos” na Casa-Memória de Camões

“Os Poetas Malditos” são o tema da próxima Tertúlia de Poesia da…

Revisão do PDM de Abrantes vai aumentar em mais de 50% área de construção

A Câmara Municipal de Abrantes tem em discussão pública a proposta de…