Duas centenas de alunos da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, participaram ontem, dia 1 de Junho – Dia da Criança, no Convento de S. Francisco, em Santarém, numa palestra dinamizada por Catarina Furtado, enquanto Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA – Fundo das Nações Unidas para a População, Presidente da Associação Corações Com Coroa e autora do livro “Adolescer é fácil, #só que não”, onde foram abordados temas urgentes e necessários que estão na ordem do dia, como os Direitos Humanos, Igualdade de Género, Não Violência e Discriminação.

Ricardo Gonçalves, presidente do Município de Santarém e João Teixeira Leite, vice-presidente e vereador com o Pelouro da Educação da Câmara de Santarém, participaram nesta iniciativa, dinamizada pelos docentes de Geografia e Cidadania e Desenvolvimento do 9.º ano, na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.

Santarém foi uma das cidades a que Catarina Furtado dedicou um dos dias desta semana ao voluntariado nas escolas, com o objectivo de conversar com os adolescentes sobre questões “fundamentais para a construção de uma consciência cívica, para o exercício da empatia”.

Para Catarina Furtado, é importante, também no Dia Mundial da Criança, “ouvir desabafos e partilhas de vivências duras”, onde “chego sempre à conclusão que a infância e a adolescência determinam para sempre a forma como cada pessoa depois se relaciona consigo e com os outros”.

A Embaixadora das Nações Unidas para a População, que também é comunicadora e apresentadora de televisão, referiu ainda que confia “no papel e no olhar atento dos professores e professoras especiais que podem salvar vidas”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…