A Câmara Municipal de Santarém continua a apostar no rastreio de daltonismo e acuidade visual nos alunos do primeiro ciclo e esta nova etapa visa 527 alunos, de 39 turmas do 3º ano de escolaridade dos agrupamentos de escolas do concelho.

“Face ao êxito alcançado nos anos lectivos 2018/2019 e 2019/2020 relativamente à implementação do programa “ColorADD” nas escolas básicas do concelho, a autarquia escalabitana assegurou a continuidade da testagem de despiste do daltonismo e também da acuidade visual, aos alunos do 3º ano de todo o Concelho”, refere o Municipio em comunicado.

O objectivo principal deste programa é alertar a comunidade educativa para o daltonismo, bem como para todos os constrangimentos que podem advir desta limitação a nível visual, contribuindo assim para uma escola efectivamente inclusiva.

PUBLICIDADE

A autarquia de Santarém tem reforçado a adquisição de Kits ColorADD e suportou todos os custos do projecto, com o objectivo de despistar os alunos daltónicos. Sensibilizar todos os alunos para a importância de saberem como actuar e ultrapassar constrangimentos em que a cor seja factor de aprendizagem, identificação, orientação ou selecção, é outro dos objectivos..

A Câmara de Santarém e a Associação ColorADD, vêem na Educação um pilar da sua Missão e este código ColorADD faz parte integrante do Ensino, como uma ferramenta inequívoca ao serviço das Comunidades Escolares, materializado pelo protocolo assinado com o Ministério da Educação e Ciência de Portugal.

A missão é promover o sucesso educativo através da detecção precoce da doença e da integração de uma parte da população com dificuldade de identificar as cores na comunidade escolar, bem como assegurar o direito à educação e acesso à informação sem constrangimentos de forma não discriminativa. 

PUBLICIDADE
Leia também...

Corações com Coroa oferece bolsas de estudo a jovens raparigas de Santarém

A Corações com Coroa (CCC), Associação sem fins lucrativos e ONGD que…

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…

Alunos e professores estreiam novas instalações da Escola do Sardoal

Os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Drª Maria Judite…

Escola Sá da Bandeira assinala ‘175 anos de futuro’

No próximo dia 11 de Outubro, a Escola Secundária Sá da Bandeira…