Foto de arquivo
Foto de arquivo

Um milhar de lanternas flutuantes criadas pelos alunos do 6.º ano da escola D. Nuno Álvares Pereira, em Tomar, vão iluminar o rio Nabão, na noite de 15 de Junho.

Num evento que tem por tema a Festa dos Tabuleiros e que encerra o ano lectivo, o Festival de Lanternas Flutuantes, inspirado na tradição oriental trazida pelos portugueses no período da expansão marítima, envolveu um total de 307 alunos de 12 turmas do 6.º ano da EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira, pertencente ao agrupamento de escolas Nuno de Santa Maria, anunciou a instituição.

Segundo o coordenador do projecto, Eduardo Mendes, o festival surge no âmbito do projecto de autonomia e flexibilidade curricular, que tem por tema a Festa dos Tabuleiros, evento que se realiza de quatro em quatro anos em Tomar, por decisão da população, e que este ano vai decorrer de 29 de Junho a 8 de Julho.

Inspirando-se numa tradição com origem na China há 2.000 anos, o festival vai “iluminar” o troço do rio Nabão entre a ponte velha e a ponte do Flecheiro, com as velas artesanais colocadas numa estrutura que tem uma base de cortiça e lados construídos com papel vegetal decorado com a cruz de Cristo e a esfera armilar (símbolos dos Descobrimentos) e um tabuleiro e a pomba do Espírito Santo (símbolos da Festa dos Tabuleiros).

Feitas com materiais biodegradáveis, no final do evento serão recuperadas por 24 canoístas do Centro de Formação Desportiva e pelos 60 alunos que constituem, com a supervisão de um grupo multidisciplinar de professores, a equipa responsável pela colocação das mil velas no rio.

Marcado para as 21h03, hora do ocaso, de 15 de Junho, o festival, que tem a colaboração da Câmara Municipal de Tomar e da União de Freguesias, pode ser observado a partir das margens ou de uma das três pontes existentes no troço do rio onde vai decorrer a iniciativa.

Leia também...

ISLA SANTARÉM – Mais e melhores instalações, mais oferta formativa e mais vagas no ano lectivo 2023-2024

No passado mês de março o ISLA inaugurou as novas instalações (ISLA…

VÍDEO | “A diferenciação está no nosso ADN”

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) assinalou hoje, quinta-feira,…

Estudantes alertam que “a defesa é o melhor ataque” contra o cancro

O Jardim Escola João de Deus de Santarém tem vindo a desenvolver…

“Santarém deve divulgar, dinamizar e preservar a sua história”

João Diogo Carvalho, natural de Santarém, é licenciado em História e concluiu…