O concurso de decoração de abóboras, para escolas do Município – alusivo ao Dia das Bruxas -, com o objectivo de combater o desperdício alimentar e promover a alimentação saudável, decorreu entre os dias 24 e 28 de Outubro. Os vencedores foram conhecidos esta terça-feira, 1 de Novembro, no 41º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. A iniciativa envolveu crianças do 1º ciclo, de diversas escolas do Concelho, que participaram com abóboras decoradas por fora e utilizaram o seu interior para preparar uma “terrorífica” pizza.

O prémio “Dormindo com os tubarões” do Oceanário de Lisboa foi atribuído ao aluno vencedor do 3º ano da Associação de Jardins-Escolas João de Deus, numa cerimónia com a presença de João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém e da empresa Sakata, empresa de sementes hortícolas que se associou, pela primeira vez, ao Festival e promoveu esta iniciativa.

Segundo João Teixeira Leite, “a sustentabilidade tem sido um dos temas presentes e transversal em todo o festival. Esta acção envolveu crianças do 1º ciclo, de várias escolas do nosso concelho, no âmbito de uma campanha promovida pela Sakata e pela Love Butternut, associação de produtores de abóbora, que incluiu as principais cadeias da grande distribuição, assim como, mais de 3300 crianças de 59 escolas das regiões do Ribatejo e do Oeste”.

Os alunos foram desafiados pelos produtores a pintar e decorar abóboras nas salas de aula, assim como a utilizar a mesma abóbora para confecionar uma receita em casa. As abóboras melhor decoradas foram a concurso no festival gastronómico e a mais terrorífica foi eleita pelo júri como a grande vencedora.

A Love Butternut é uma associação que une produtores de abóbora portugueses e espanhóis e tem como missão promover o consumo deste vegetal, as suas propriedades para a saúde e a sua versatilidade na cozinha.

De referir que, Portugal é o terceiro maior produtor de abóbora da Europa, logo atrás de Espanha e França. O volume de produção é de 60 mil toneladas e 90% da abóbora Butternut é destinada à exportação.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.