Cristiana Amaral, Bruna Ferreira e Ruben Frazão, os três alunos da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT), vencedores do concurso nacional “Sabores e Aromas das Viagens Magalhânicas”, estiveram no dia 20 de Setembro, em directo no programa da RTP1, “Magalhães – 500 Anos da Circum-Navegação”.

O aluno do curso Técnico/a de Restaurante/Bar e alunas do curso Técnico/a de Cozinha/Pastelaria e estiveram presentes no programa apresentado por Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel, que decorreu no Parque das Nações, junto ao Pavilhão de Portugal.

A RTP1, neste ano de evocação da primeira viagem de circum-navegação, aderiu às comemorações e destacou a História de um dos portugueses mais conhecidos em todo o mundo, Fernão de Magalhães, que há 500 anos partiu para aquela que seria uma das viagens mais aventureiras da História.

O formador da EPVT, José Pereirinha, que acompanhou os alunos, explicou sucintamente o menu preparado para o concurso. O chef Luís Machado, que foi jurado, esteve também presente na emissão e frisou que esta foi uma prova “muito difícil”, “com muita técnica” na qual a equipa da EPVT obteve uma significante vitória.

Os alunos da EPVT, vencedores do referido concurso, tiveram como prémio uma visita à WorldSkills 2019 (Campeonato do Mundo das Profissões), em Kazan, na Rússia, de 19 a 28 de Agosto, para assistir à referida competição

Apesar da participação apenas como visitantes, Bruna, Cristiana e Ruben viajaram com a selecção nacional das profissões que participou no campeonato. Ficaram alojados no WorldSkills Village, a 20 km da Kazan Expo, o local da competição.

Para além de todas as condições de alojamento, os alunos usufruíram de áreas de lounge com actividades diárias de entretenimento, workshops e jogos, proporcionando, assim, alguns momentos de lazer após as provas diárias. Decorreram ainda outras actividades e surpresas como uma visita guiada pela cidade de Kazan, com destaque para o Kremlin, declarado Património Mundial pela UNESCO em 2000.

O concurso “Sabores e Aromas das Viagens Magalhânicas” decorreu em várias etapas, entre Março e Abril. Este concurso revestiu-se de grande importância e prestígio, pois tratou-se de uma iniciativa dinamizada no âmbito das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português, através da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e pela Estrutura de Missão para as Comemorações deste centenário, em parceria com o Turismo de Portugal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Leia também...

Docentes e não docentes da EPVT realizam formação no estrangeiro

Vários colaboradores da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT), docentes e…

Alunos da UTIS acompanharam por um dia presidente da Câmara Municipal e vereadores

Maria Conceição Matos e António Miranda, alunos da Universidade Sénior de Santarém…

Benavente adquire 350 computadores para alunos do concelho

A Câmara Municipal de Benavente adquiriu 350 computadores para distribuir pelos alunos…

Alcanena apresenta Plano Estratégico Educativo Municipal

O Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, recebe na próxima, quarta-feira, dia 4…