A população de Vaqueiros, no concelho de Santarém, está a alertar para mais uma situação de poluição no rio, que está a deixar as águas escuras, com espuma e um cheiro intenso.

Nas redes sociais, são vários os registos que dão conta de mais este caso, que é recorrente ao longo de vários anos. Contactado pelo Correio do Ribatejo, Firmino Oliveira, ex-presidente da extinta Junta de Freguesia de Vaqueiros confirma este incidente que, segundo refere, poderá agravar-se nos próximos dias, com a esperada subida do caudal.

A situação foi detectada durante a manhã de terça-feira, por vários populares, na aldeia de Vaqueiros, onde a água escura exalava um cheiro tóxico, e continha espuma.

“Já na semana passada, a água do rio ia negra”, descreveu ao nosso jornal, apontando que esta situação poderá estar relacionada com uma descarga poluente de origem industrial, vinda a montante do concelho de Alcanena.

“É sabido que muito do investimento previsto não se realizou e muitos projectos ficaram na gaveta. As pessoas continuam a sofrer, o que é incompreensível”, desabafou.

Leia também...

Primeiro-ministro anuncia fecho da central do Pego no fim de 2021

O primeiro-ministro anunciou que o seu novo Governo está preparado para encerrar…
Foto de arquivo

Tomar recebe 9.º Vogar contra a Indiferença em acção pela despoluição do rio Nabão

O movimento proTEJO assinala no dia 17 de Julho, em Tomar, a…

Campanha “Separar é Cuidar do Ambiente” arrancou em Abrantes

Os SMA – Serviços Municipalizados de Abrantes e a VALNOR – Valorização…

Mês da enguia promove água da rede pública

A Águas do Ribatejo associou-se à 23ª edição do Mês da Enguia…