A Alzheimer Portugal preconiza a necessidade de uma mudança urgente noparadigma de cuidados para as Pessoas com Demência em Portugal, defendendo que os cuidados centrados na Pessoa e a metodologia de cuidados sem contenções são as que promovem a verdadeira inclusão e o respeito pelos Direitos das Pessoas com Demência.

A Campanha Nacional sobre “Sem Contenções” e “Solidão Não Desejada”, visa sensibilizar e informar  sobre o que são as Contenções, quais as consequências da sua utilização diária para a Pessoa com Demência e alertar para o facto desta prática generalizada colocar em causa a dignidade, os Direitos e as necessidades destas pessoas. Paralelamente, pretende ainda sensibilizar e capacitar a população em geral e os profissionais da área social e da saúde para o fenómeno da “Solidão Não Desejada”.

Esta iniciativa conta com a colaboração de vários parceiros, nomeadamente os Centros Distritais da Segurança Social, Município, Hospitais e as Ordens Profissionais dos Psicólogos, Assistentes Sociais, (Fisioterapeutas e Enfermeiros ainda em conversações) e as Associações Profissionais Nacionais dos Terapeutas Ocupacionais e dos Gerontólogos e a Universidade de Aveiro.

A campanha consiste na realização de ações de sensibilização/informação e teve início no dia 10 de Abril pelas 10h, no Centro Distrital da Segurança Social de Santarém percorrendo durante os próximos meses todos os distritos de Portugal, terminando em Outubro, em Lisboa.

Na primeira ação em Santarém estiveram presentes cerca de 60 participantes, na sua grande maioria profissionais da área social e da saúde das instituições do Terceiro Sector e, também, da equipa do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém.

A sessão de abertura dos trabalhos contou com a presença do Diretor do Centro Distrital de Santarém, Dr. Renato Bento, que sublinhou a importância dos temas abordados para o trabalho desenvolvido pelas entidades do Terceiro Sector, trabalho este de continuidade e grande relevância para todos os cidadãos. 

De acordo com Filipa Gomes, Coordenadora Nacional do projecto, “esta campanha nacional de capacitação junto das organizações de saúde, sociais, famílias e comunidade, pretende promover um paradigma de cuidados sem contenções das Pessoas com Demência, baseado na prevenção em saúde, fomentando a inclusão e a saúde mental/física destas e a saúde mental dos cuidadores. Visa, ainda, através de uma abordagem preventiva e de capacitação, com a participação ativa das Pessoas com Demência e dos seus cuidadores e ex cuidadores, contribuir para uma sociedade mais consciente sobre o fenómeno da Solidão e, consequentemente, ter menos pessoas em risco de Solidão Não Desejada em especial pessoas idosas com ou sem Demência”.

Filipa Gomes ressalta a importância da parceria com os Centros Distritais do Instituto da Segurança Social, dizendo que “ desde que se lançou o repto ao Sr. Diretor do CDSS de Santarém, este compreendeu de imediato a importância desta Campanha. A receptividade dos Centros Distritais da Segurança Social de todo o país, demonstra que os mesmos estão sensíveis à necessidade de se proporcionar capacitação aos diferentes profissionais das respostas sociais, de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas com e sem demência e a melhorar as práticas de cuidados.”

Com partida em Santarém, a equipa da Alzheimer Portugal irá percorrer todas as capitais de Distrito, procurando que esta Campanha chegue ao maior número de pessoas e seja um agente catalisador para a mudança de cultura de cuidados para as Pessoas com Demência em Portugal. “ Dar início a esta campanha em Santarém, não só demonstra que temos um Centro Distrital atento, inovador, que se preocupa com as instituições do Distrito, assim como é uma honra, já que a equipa que está a implementar esta campanha é a equipa do Núcleo do Ribatejo da Alzheimer Portugal”, diz Filipa Gomes.

Esta campanha pretende ser uma campanha de aprendizagem e reflexão conjunta de todos, e tornar inesquecível a mensagem de que “cada pessoa com Demência deve ver os seus direitos respeitados e ser cuidada com Dignidade por cada um de nós”.

Está prevista uma segunda edição da acção de capacitação no Distrito de Santarém, em data a anunciar.

Leia também...

Entrevista a António Ceia da Silva: “O Ribatejo tem identidade, força, alma e muito carácter”

António Ceia da Silva foi reeleito recentemente, por unanimidade, como presidente da…

Leangel Linarez honrou quem nele confiou ao estrear-se a vencer na Volta

Um ’empurrão’ de Pedro Silva ‘ajudou’ hoje Leangel Linarez a estrear-se a…

Agrária de Santarém assinala 134 anos olhando para o futuro

A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) assinalou a 11 de Novembro…

Adiada leitura do acórdão de mulher acusada de manter idosa morta 12 dias em lar de Torres Novas

A leitura do acórdão da mulher acusada de manter uma idosa morta…