A Associação Alzheimer Portugal lançou ontem, dia 30 de Julho, Dia Internacional da Amizade, a campanha “Amigos na Demência”, uma iniciativa integrada no movimento global “Dementia Friends”, implementado em 17 países em todo o mundo. O principal objectivo desta campanha consiste em aumentar a compreensão sobre a demência no nosso país e convidar todos os cidadãos a comprometerem-se activamente na melhoria do dia a dia das pessoas com demência.

Segundo José Carreira, Presidente da Alzheimer Portugal, “combater o desconhecimento e o estigma associados à demência é fundamental, assim como aumentar o nível de consciencialização sobre a demência em Portugal. Queremos ajudar os portugueses a compreenderem como é que a demência afecta as pessoas e contribuir para alterar comportamentos que tornem a sociedade mais amiga das pessoas com demência”.

E acrescenta, “esta realidade impele-nos a mudar a forma como pensamos, agimos e falamos sobre a demência e a convidar todos os cidadãos a tornarem-se Amigos na Demência”.

Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode ser Amigo na Demência. Para tal, basta aceder ao site da campanha (www.amigosnademencia.org), registar-se, visionar o vídeo para aprender um pouco mais sobre a demência e, de seguida, comprometer-se com uma acção, preenchendo o formulário de compromisso.

Tatiana Nunes, Coordenadora do Departamento de Relações Públicas, explica que “ser Amigo é aprender um pouco mais sobre a demência e transformar essa aprendizagem em acção. Estas acções podem ser tão simples como não usar as expressões “demente” ou “demenciado” quando nos referimos a uma pessoa com demência, consciencializar os nossos familiares e amigos sobre os desafios que as pessoas com demência enfrentam, ou incentivá-los a tornarem-se Amigos na Demência. Qualquer acção, pequena ou grande, pode fazer a diferença no dia de qualquer pessoa”.

“É importante que se compreenda que apesar de afectar sobretudo as pessoas mais velhas, a demência não faz parte do envelhecimento normal e é causada por alterações do cérebro. Como qualquer órgão do nosso corpo, o cérebro também pode ser afectado por doenças. Quanto aos principais sintomas, também é importante frisar que a demência não se resume à perda de memória”, refere Catarina Alvarez, Psicóloga e Coordenadora de Projectos da Alzheimer Portugal.

Para assinalar o lançamento desta iniciativa, a Alzheimer Portugal realizou durante o dia de ontem uma acção de sensibilização no Largo Cândido dos Reis, em Santarém, onde colaboradores e voluntários da associação tiveram a missão de convidar as pessoas a tornarem-se Amigos na Demência. Para além deste, outros 20 locais do país acolheram acções semelhantes.

A campanha “Amigos na Demência” assume-se como uma iniciativa positiva e inclusiva, que pretende demonstrar que é possível viver melhor com demência e que a pessoa é muito mais do que a demência.

Esta campanha conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio de um conjunto alargado de parceiros de referência.

Com esta campanha, a Associação pretende também dar resposta aos mais recentes apelos internacionais para que se desenvolvam iniciativas que contribuam para Sociedades Amigas das Pessoas com Demência. O “Plano de Acção Global de Resposta da Saúde Pública à Demência 2017-2025” da Organização Mundial da Saúde contém sete linhas de acção, sendo que a segunda linha trata da consciencialização sobre a demência e “friendliness”. No que respeita ao enquadramento europeu, sublinham-se os resultados do “European Dementia Monitor 2017” da Alzheimer Europe, em que Portugal apresenta pontuação zero quanto à inclusão e às iniciativas amigas das pessoas com demência, pelo facto de não ter implementado qualquer acção desta natureza até à data.

A Alzheimer Portugal é a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída com o objectivo de promover a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares e cuidadores. Tem como visão uma sociedade que integre as pessoas com demência e reconheça os seus direitos. Conheça-nos melhor em www.alzheimerportugal.org.

Leia também...

Obras da Casa do Benfica 2.0 em Santarém devem arrancar em 2021

As obras da nova Casa do Benfica 2.0 de Santarém devem arrancar…

GNR e PSP lançam campanha de alerta para perigos do uso do telemóvel na condução

A GNR, a PSP e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária vão…

Todos os trabalhos rurais proibidos até à meia-noite de terça-feira

O ministro da Administração Interna disse hoje que vão ser proibidos todos…

“A violência doméstica só se poderá atenuar se se alterarem mentalidades”

Filipa Ribeiro Pereira, natural de Almeirim, venceu em Dezembro a quarta edição…