A Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça (AANA) promoveu, no passado dia 12 de Julho, um programa que juntou reunião de trabalho, convívio gastronómico e uma actividade científica dedicada às borboletas nocturnas, envolvendo dirigentes, sócios e a comunidade local.

A manhã foi dedicada a uma reunião da direcção, alargada aos restantes órgãos sociais e sócios, realizada na sede da AANA. Na sessão, foi feito o balanço das actividades já desenvolvidas e apresentadas as conclusões de um inquérito interno aos associados. Com base nesses resultados, a direcção apresentou em detalhe o plano de actividades para o segundo semestre, ouvindo também a disponibilidade dos sócios para colaborar nas iniciativas agendadas.

Ao início da tarde, cerca das 13 horas, os participantes puderam confraternizar numa sardinhada, organizada com o apoio do Grupo de Dadores de Sangue de Alpiarça, cuja sede é contígua à da AANA, na antiga Escola das Faias.

O dia terminou com uma sessão pública de monitorização e observação de borboletas nocturnas, que decorreu entre as 21 e as 23 horas no pátio da sede da associação. A actividade inseriu-se na 2.ª edição das “Noites REBN” (Rede de Estações de Borboletas Nocturnas), iniciativa nacional que decorreu de 11 a 13 de Julho em vários pontos do país. Durante a sessão foram identificadas algumas espécies, entre elas uma Hyles livornica, vulgarmente conhecida como borboleta-colibri-riscada.

A AANA reforça assim a sua missão de promover a sensibilização ambiental e o convívio comunitário, valorizando o património natural e humano de Alpiarça.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Almeirim e ProAbraçar juntam-se para acolher refugiados ucranianos

A Câmara Municipal de Almeirim e a associação ProAbraçar juntaram-se “para encontrar…

Chamusca apresenta Centro de Empreendedorismo de Impacto da Lezíria do Tejo

No âmbito da Semana da Ascensão 2025, o Município da Chamusca apresentou…

Homem nos Cuidados Intensivos após mordedura de víbora cornuda em Constância

Um homem de 60 anos foi hoje internado na unidade de cuidados…

Câmara de Santarém investe 20ME para habitação social até 2025

 Câmara de Santarém aprovou o Programa Local de Habitação que prevê 20…