A Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça (AANA) promoveu, no passado dia 12 de Julho, um programa que juntou reunião de trabalho, convívio gastronómico e uma actividade científica dedicada às borboletas nocturnas, envolvendo dirigentes, sócios e a comunidade local.

A manhã foi dedicada a uma reunião da direcção, alargada aos restantes órgãos sociais e sócios, realizada na sede da AANA. Na sessão, foi feito o balanço das actividades já desenvolvidas e apresentadas as conclusões de um inquérito interno aos associados. Com base nesses resultados, a direcção apresentou em detalhe o plano de actividades para o segundo semestre, ouvindo também a disponibilidade dos sócios para colaborar nas iniciativas agendadas.

Ao início da tarde, cerca das 13 horas, os participantes puderam confraternizar numa sardinhada, organizada com o apoio do Grupo de Dadores de Sangue de Alpiarça, cuja sede é contígua à da AANA, na antiga Escola das Faias.

O dia terminou com uma sessão pública de monitorização e observação de borboletas nocturnas, que decorreu entre as 21 e as 23 horas no pátio da sede da associação. A actividade inseriu-se na 2.ª edição das “Noites REBN” (Rede de Estações de Borboletas Nocturnas), iniciativa nacional que decorreu de 11 a 13 de Julho em vários pontos do país. Durante a sessão foram identificadas algumas espécies, entre elas uma Hyles livornica, vulgarmente conhecida como borboleta-colibri-riscada.

A AANA reforça assim a sua missão de promover a sensibilização ambiental e o convívio comunitário, valorizando o património natural e humano de Alpiarça.

Leia também...

Imagem comemorativa da Senhora de Fátima tem edição solidária de 25 mil peças

Uma estatueta comemorativa do centenário da escultura da Senhora de Fátima vai ser lançada no mercado, na quinta-feira, 18 de Junho, com uma edição…

Golegã faz balanço da Feira Nacional do Cavalo e anuncia datas para 2024

A 47ª Edição da Feira Nacional do Cavalo decorreu entre os dias 3 e 12 de Novembro, com a Golegã a tornar-se o maior…

Centro Qualifica da Escola Profissional do Vale do Tejo à conversa com Natércia Salgueiro Maia

O Centro Qualifica da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) iniciou uma nova actividade intitulada “Centro Qualifica vai falar de…”. O conceito é…

“Só bons seres humanos serão bons alunos e futuros profissionais competentes”

O Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo foi considerado, no mês de Junho, a melhor escola do distrito de Santarém, ficando em 1º…