A Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça (AANA) promoveu, no passado dia 12 de Julho, um programa que juntou reunião de trabalho, convívio gastronómico e uma actividade científica dedicada às borboletas nocturnas, envolvendo dirigentes, sócios e a comunidade local.
A manhã foi dedicada a uma reunião da direcção, alargada aos restantes órgãos sociais e sócios, realizada na sede da AANA. Na sessão, foi feito o balanço das actividades já desenvolvidas e apresentadas as conclusões de um inquérito interno aos associados. Com base nesses resultados, a direcção apresentou em detalhe o plano de actividades para o segundo semestre, ouvindo também a disponibilidade dos sócios para colaborar nas iniciativas agendadas.
Ao início da tarde, cerca das 13 horas, os participantes puderam confraternizar numa sardinhada, organizada com o apoio do Grupo de Dadores de Sangue de Alpiarça, cuja sede é contígua à da AANA, na antiga Escola das Faias.
O dia terminou com uma sessão pública de monitorização e observação de borboletas nocturnas, que decorreu entre as 21 e as 23 horas no pátio da sede da associação. A actividade inseriu-se na 2.ª edição das “Noites REBN” (Rede de Estações de Borboletas Nocturnas), iniciativa nacional que decorreu de 11 a 13 de Julho em vários pontos do país. Durante a sessão foram identificadas algumas espécies, entre elas uma Hyles livornica, vulgarmente conhecida como borboleta-colibri-riscada.
A AANA reforça assim a sua missão de promover a sensibilização ambiental e o convívio comunitário, valorizando o património natural e humano de Alpiarça.