A Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça (AANA) promoveu, no passado dia 12 de Julho, um programa que juntou reunião de trabalho, convívio gastronómico e uma actividade científica dedicada às borboletas nocturnas, envolvendo dirigentes, sócios e a comunidade local.

A manhã foi dedicada a uma reunião da direcção, alargada aos restantes órgãos sociais e sócios, realizada na sede da AANA. Na sessão, foi feito o balanço das actividades já desenvolvidas e apresentadas as conclusões de um inquérito interno aos associados. Com base nesses resultados, a direcção apresentou em detalhe o plano de actividades para o segundo semestre, ouvindo também a disponibilidade dos sócios para colaborar nas iniciativas agendadas.

Ao início da tarde, cerca das 13 horas, os participantes puderam confraternizar numa sardinhada, organizada com o apoio do Grupo de Dadores de Sangue de Alpiarça, cuja sede é contígua à da AANA, na antiga Escola das Faias.

O dia terminou com uma sessão pública de monitorização e observação de borboletas nocturnas, que decorreu entre as 21 e as 23 horas no pátio da sede da associação. A actividade inseriu-se na 2.ª edição das “Noites REBN” (Rede de Estações de Borboletas Nocturnas), iniciativa nacional que decorreu de 11 a 13 de Julho em vários pontos do país. Durante a sessão foram identificadas algumas espécies, entre elas uma Hyles livornica, vulgarmente conhecida como borboleta-colibri-riscada.

A AANA reforça assim a sua missão de promover a sensibilização ambiental e o convívio comunitário, valorizando o património natural e humano de Alpiarça.

Leia também...

O operário Ernesto da Silva, o socialismo em Portugal, e o 1º de Maio em Santarém

É algo que faz parte da cultura local e da história da cidade de Santarém. Há aqui uma especial tradição de comemorar o dia…

Centro Cultural do Cartaxo recebe “O Maior Show Infantil”

O Centro Cultural do Cartaxo vai receber a 4 de Junho, pelas 16h30, o espetáculo “O Maior Show Infantil”, uma grande produção que junta…

Desacatos entre familiares acaba com homem detido por suspeita de tráfico de droga

A GNR deteve um homem de 50 anos por suspeita de tráfico de estupefacientes, no dia 19 de Junho, no concelho de Abrantes. Segundo…

Feira de Santa Marta regressa a Alcanhões para três dias de festa 

Feira retorna à vila entre os dias 25 e 27 de Julho, para mais uma edição que alia a tradição à diversão, num evento…