O Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo foi considerado, no mês de Junho, a melhor escola do distrito de Santarém, ficando em 1º lugar no Ranking de Escolas 2022. O Agrupamento conta com uma equipa coesa que trabalha diariamente para alcançar os objectivos em comum. São cerca de 2200 alunos, 230 professores, 75 assistentes operacionais e 12 assistentes técnicos.

Jorge Tavares, director do agrupamento desde Junho do ano de 2005, considera que para motivar um aluno a ter um bom aproveitamento escolar é necessário “compreender que as coisas são como são.

Conhecer as dificuldades e as carências dos alunos. Fazê-los acreditar que as folhas podem cair, mas a árvore não”, evidencia.

Um agrupamento que dispõe de uma vasta oferta educativa desde o pré-escolar até ao 12º ano. Possui Cursos Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), CEF, Cursos Profissionais, o Centro Qualifica de modo a responder às necessidades de formação da população que não concluiu os estudos.

Há quanto tempo exerce o cargo de Director do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo?

Cumpro o desígnio de dirigir o Agrupamento desde Junho de 2005. No primeiro mandato ainda com a nomenclatura da altura – presidente do Conselho Executivo e desde 2009 como director. Em 2012 o sr. director regional entregou-me também os destinos da Escola Secundária do Cartaxo, ficando esta escola também a pertencer ao Agrupamento, criado em 2004.

O que o motivou, pessoalmente, a assumir a direcção do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita?

Foi um docente que viria a ser vice-presidente do Conselho Executivo que me fez o desafio de me candidatar a presidente do Conselho Executivo. Os sonhos não me cabiam nos olhos. Havia a vontade de começar independentemente dos sonhos.

Volvidos 18 anos ainda hoje faço o favor de ser o que sou.

Como foi recebida a notícia de que o Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita estava em 1º lugar no distrito de Santarém no Ranking de Escolas 2022?

Nos primeiros raios de sol uma docente mandou-me uma mensagem a dar a boa nova. Foi um acordar no telhado. Ficámos mais perto das estrelas. Não somos tão importantes como pensamos.

A que se deve este mérito?

O mérito vem desde os alicerces. Os resultados desenham-se logo a partir do pré-escolar. Há um provérbio africano que diz que a chuva fina mas constante faz o rio transbordar. Olhamos para dentro. Há uma escolha criteriosa dos docentes para cada turma. Os docentes vivem o agora, em cada sala de aula, para que o amanhã possa ser um salto para a felicidade. Há um trabalho concertado com a Associação de Pais, com a área da educação da Câmara Municipal e com as Juntas de Freguesia.

Considera que os alunos saem bem preparados para o ensino superior?

Temos uma oferta educativa alargada que permite escolhas diversas para os alunos. Não insistimos no que não resulta. Considero que o Agrupamento é uma experiência completa de leitura, o que, para nós, é muito importante.

O Agrupamento diferencia-se em que aspectos?

Vivemos um tempo sem pressa. Arrancamos as raízes daquilo que já não floresce mais. Plantamos flores sem pensar em colhe-las. Privilegiamos a arte (mesmo recentemente ilustrámos um livro infantil) e a Educação Especial. Citando o nosso Nobel, “Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos”.

O que falta ainda melhorar na escola/agrupamento?

Há algo que não muda que é a nossa força interior. Tentamos ser tudo em cada coisa, citando Ricardo Reis. Queremos sentir o fresco do vento. E comunicar. Apostar na comunicação interna e externa.

Como vê a saúde da área da educação nos dias de hoje?

A comunicação em educação precisa de um carácter forte. Vejo obstáculos no caminho. Mas vejo muitas flores. Prefiro olhar para as flores. Acho belo tudo o que possa achar.

Que projectos ou iniciativas tem o Agrupamento para o próximo ano lectivo?

A vida necessita de ilusões. Nunca o futuro é presente. A aposta no Pré-escolar e no 1º Ciclo é que as crianças o sejam em plenitude. Devolver os brinquedos às escolas do 1º Ciclo. Nos 2º e 3º Ciclos é deixar que sejam os alunos a organizarem as actividades. No ensino secundário é dar aos alunos a possibilidade de serem eles a decidir sobre o seu futuro.

Que ambições tem para o futuro do Agrupamento?

Tudo o que entra por dentro da gente não é coisa do destino. Somos nós que abrimos a porta. Queremos continuar a construir as escadas dos rankings. Apostar em novos projectos ambientais e em novos projectos de educação emocional. Alargar a janela dos Erasmus. Promover parcerias com outros agrupamentos. A ambição de agarrar a alegria no tempo que nos couber. Nunca desistir de tentar.

Que investimentos foram feitos para melhorar o Agrupamento?

Em primeiro lugar investimos nas pessoas. Promovemos formações para docentes e para não docentes, estas últimas promovidas pela autarquia. A grande aposta é na formação integral dos alunos. Só bons seres humanos serão bons alunos e futuros profissionais competentes. Em 2013 foi inaugurada a actual sede do Agrupamento – Escola Básica Marcelino Mesquita. Brevemente, em Setembro, será inaugurada a requalificação da Escola Secundária do Cartaxo. Um sonho bem antigo concretizado pelo actual executivo da Câmara Municipal.

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