Nunca é fácil começar uma semana de prova após a vitória no torneio anterior, mas a portuguesa Matilde Jorge, avisada para a possibilidade de alguma descontração, esteve muito focada num duelo complicado que tinha com a experiente tenista georgiana, Sofia Shapatava, na primeira ronda desta 8.ª edição do Santarém Ladies Open.
Apesar de não ter entrado muito bem, a vimaranense do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis rapidamente passou para a frente do marcador e conseguiu ser bem sucedida. Porém, diga-se, a vitória no primeiro set foi fundamental, já que viu Shapatava dispor de dois pontos para o 5-5 na primeira partida, bravamente anulados. O triunfo por 6-4 no set inicial provocou ferimentos, animicamente falando, a Sofia Shapatava ex.186.ª do Mundo), que nunca se encontrou na segunda partida, que também perdeu mas por 6-1. Agora, a jovem lusa não vai ter facilidades no duelo com Vitalia Diatchenko, tenista que já ocupou a posição 72.ª no ranking WTA e que venceu aqui em Santarém em 2022. Na sua primeira aparição nesta prova, Diatchenko defrontou e venceu sem problemas a norueguesa Malene Helgo, por um duplo 6-2.
Pelo caminho ficaram Ana Filipa Santos (Pipa), que perdeu mal com a lituana Iveta Dapkute, e a estreante Francisca Laundes, de apenas 17 anos e que venceu no passado mês de Agosto o Campeonato Nacional Sub 18, com a britânica Amelia Rajecki. Pipa, esteve muito aquém do que consegue fazer, tendo falhado redondamente nas alturas cruciais de um encontro que até lhe corria de feição no primeiro set. Porém, a partir de determinado momento, deixou-se levar pela falta de confiança e acabou eliminada pela lituana por 6-4 e 6-1. Laundes, que foi tentando, sem êxito, contrariar o poder das pancadas de Rajecki, só no segundo set foi capaz de mostrar ao que vinha, e mesmo que não tenha conseguido melhor, acabou por ceder por 6-0 e 6-1 mas deixou bons indicadores para o futuro.
As primeiras cabeça-de-série da prova, a espanhola Andrea Lazaro e a canadiana Stacey Fung, também seguem em frente, com Lazaro a desembaraçar-se da alemã Sara-Rebecca Sekulic (6-2 e 6-3), ao passo que Fung bateu a espanhola Celia Cerviño Ruiz (6-1 e 6-3). Sarah Beth Grey, da Grâ-Bretanha, sexta pré-designada, e a sua compatriota Ella McDonald também superaram a primeira ronda, com Grey a bater Aglaya Fedorova, por 6-4 e 6-1, ao passo que Mcdonald deixou pelo caminho Anastasia Kovaleva, por 2-6, 6-2 e 6-0. A suíça Tess Sugnax causou alguma surpresa ao eliminar a eslovaca Katarina Kuzmova, quinta favorita, por 2-6, 6-3 e 6-2.
Os jogos que se disputam nos campos do Clube de Ténis e Padel de Santarém têm entrada livre.