A nova diretora tomou posse para o quadriénio 2026-2030, num mandato assente na comunicação, colaboração e no reforço da formação docente.
Ana Loureiro tomou posse como diretora da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) esta quinta-feira, 10 de setembro, após ter sido eleita, por unanimidade, para o quadriénio 2026-2030, no passado dia 17 de julho. A cerimónia decorreu no Auditório 1 da instituição de ensino, em Santarém, e contou com a presença de representantes das instituições pertencentes à Universidade Politécnica de Santarém (UPSantarém).
Após o juramento e a assinatura oficial do mandato, a nova diretora da ESES desejou que a presente liderança fosse assente na comunicação e na partilha.
“Se existe alguma coisa que não está bem, encontraremos alguma forma de passar a que esteja bem, mas só conseguimos isso se comunicarmos entre todos, se colaborarmos e trabalharmos para um bem comum: que é a nossa ESES”, defendeu.
Sob o mote “Começamos Juntos”, Ana Loureiro perspetivou que este início de mandato, que coincide com a abertura oficial do ano letivo 2026/2027, será positivo e que “tem tudo para correr bem”.
Por sua vez, João Moutão, reitor da UPSantarém, referiu que no último mandato a ESES cresceu em número de estudantes, fez uma ampliação da sua oferta formativa e reforçou a formação de professores, salientando que é importante “continuar esse caminho”.
O reitor da UPS apelou à continuação da reflexão da instituição sobre a sua oferta formativa e as novas oportunidades que existem na formação de docentes.
“É muito importante que a ESES se alinhe numa resposta para essa necessidade e também para as restantes áreas, percebendo quais destas têm maior ou menor procura”, afirmou João Moutão, concluindo com uma nota de apoio da reitoria à nova direção da instituição.
Ana Loureiro sucede a George Camacho, após ter ocupado o cargo de subdiretora na direção anterior, entre 2022 e 2026. O antigo diretor da ESES fez um balanço dos seus quatro anos de mandato, no qual agradeceu à atual diretora pela colaboração prestada.
“Foi um desafio que abraçámos juntos e que conseguimos levar a bom porto. Formámos uma equipa coesa, cujas decisões foram sempre tomadas com bom senso. Houve muitos desafios e momentos particularmente difíceis, mas que conseguimos ultrapassar dentro daquilo que eram as nossas capacidades, competências e possibilidades”, recordou George Camacho, mostrando-se disponível para continuar a colaborar com a instituição.
A nova estrutura é empossada também por Helena Luís, que desempenhará funções como subdiretora.





