As competições seniores de andebol, basquetebol, futsal, patinagem e voleibol começarão em 22 de Agosto, sem público, e os treinos “sem restrições” em 01 de Agosto, datas que carecem de aprovação governamental até final de Julho.

“A possibilidade de retoma da competição sénior a partir de 22 de Agosto tem primordial importância também para os compromissos internacionais das selecções nacionais, por forma a permitir a sua adequada preparação para a representação nacional”, recordam as várias modalidades, em comunicado conjunto.

Estas datas carecem ainda de serem aprovadas pelo Conselho de Ministros e publicadas em Resolução do Conselho de Ministros até ao final de Julho.

As respectivas federações estiveram hoje reunidas, por videoconferência, com representantes da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto a “finalizar a análise ao Protocolo Orientador de Regresso aos Treinos e Competições – Covid-19”, que permita consumar as pretensões destas modalidades.

Estas entidades revelam que foi concluído que “durante a actual fase de treino condicionado é permitida a partilha de bola nas modalidades colectivas de pavilhão, desde que garantida a sua repetida limpeza e desinfecção, mantendo-se a regra do distanciamento de três metros entre praticantes”.

Estas e outras medidas de prevenção serão publicadas na actualização à Orientação nº 030/2020 da DGS, que está a ser finalizada por este organismo.

As equipas de formação continuarão na actual fase de treino condicionado, aguardando pelo resultado da avaliação da retoma gradual dos escalões seniores.

Leia também...

Há seis jogos sem vencer, União chumba no exame com ‘estudantes’

A UD Santarém foi derrotada por 3-0 pela Académica de Coimbra, domingo,…

Quinze equipas empresariais inscritas no Grande Prémio de Karting NERSANT

A menos de um mês de realização do Grande Prémio Empresarial de…

Ribatejano José de Sousa apurado para a segunda fase da ‘Premier League’ de dardos

O ribatejano José de Sousa garantiu a passagem à segunda fase da…

Daniel Bragança renova contrato com o Sporting até 2025

Futebolista natural de Fazendas de Almeirim com cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.