O Hospital Distrital de Santarém (HDS) deu as boas-vindas a 55 médicos internos, dos quais 45 de formação geral e dez do 1.º ano de formação específica das especialidades de cirurgia geral, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, anatomia patológica, cardiologia, medicina interna, pediatria e psiquiatria.

A recepção aos novos médicos internos teve início na manhã desta segunda-feira, dia 3 de Janeiro, com uma sessão que contou com as intervenções de Paulo Sintra, director clínico do HDS, de Rita Paulos, directora do Internato Médico do HDS, e de Filipe Rodrigues, membro da Comissão de Internos do HDS.

Ao intervir, Paulo Sintra começou por destacar a “forte aposta na diferenciação nos últimos três anos”, a criação de novas especialidades, como a cirurgia torácica, neurorradiologia e reumatologia, e a perspectiva de fazer ressurgir no HDS a cirurgia plástica.

O responsável salientou também a criação do Gabinete de Investigação, com apoio logístico diferenciado a todos os profissionais internos e externos que queiram desenvolver investigação clínica, e o facto de o número de estudos realizados no hospital ter duplicado nos últimos três anos.

Mencionou ainda a criação de parcerias com startups da área da saúde, permitindo aos profissionais do HDS participar em diversos projetos.

Seguiu-se uma reunião na qual participaram António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, João Carlos Ribeiro, da Comissão Nacional do Internato Médico, e Carlos Santos, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

De destacar a realização de uma sessão que contou com as intervenções de Ana Infante, presidente do Conselho de Administração, e Paulo Sintra, na qual os internos de formação específica foram apresentados aos respectivos directores dos serviços que irão integrar.

O evento anual de recepção aos internos irá prolongar-se até esta quinta-feira com a realização de diversas sessões dirigidas aos novos médicos.

Leia também...

Governo anuncia fim da obrigatoriedade do uso da máscara

Mas há excepções.

Distrital do PSD exige investimento no Centro Hospitalar do Médio Tejo

A distrital de Santarém do PSD exigiu ao Governo que invista no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) para melhorar a resposta à população…

Golegã mantém-se na 3ª fase do desconfinamento

O concelho da Golegã e de Odemira vão manter-se na 3ª fase do plano de desconfinamento, de 19 de Abril, enquanto Arganil e Montalegre…

Sete urgências de obstetrícia/ginecologia e uma de pediatria encerradas hoje

Sete urgências de obstetrícia/ginecologia e uma urgência de pediatria estão hoje encerradas, segundo a informação disponibilizada à meia-noite no ‘site’ do Serviço Nacional de…