Entre 3 a 8 de Julho, vai decorrer a intervenção artística urbana de João Samina em homenagem a Salgueiro Maia – o rosto da coragem da Revolução dos Cravos – que vai dar vida à fachada da antiga Escola Prática de Cavalaria, em Santarém.

Trata-se de mais uma iniciativa integrada na programação do In. Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura. A intervenção é da responsabilidade do arquitecto João Samina, que desde muito cedo teve contacto com o mundo das artes, especialmente com o desenho e com a pintura.

Aos 14 anos, Samina, assim conhecido no mundo da arte urbana, começou a espalhar adesivos pelas ruas e discretamente começou a sua carreira no mundo da arte de rua. Durante vários anos acompanhou o crescimento do movimento e assim foi crescendo como artista autodidacta. E é precisamente nesse período que descobre a arte do stencil tendo em 2010 produzido um grande e consistente trabalho. Desde então, Samina busca constantemente novas emoções e experiências em cada trabalho que desenvolve, construindo uma linguagem própria, usando técnicas de stencil com outros elementos de arte a partir das suas próprias raízes (arte de rua, design gráfico, pintura e arquitetura).

Em 25 de Abril de 1974, Salgueiro Maia teve o seu encontro com a História. Ao princípio da madrugada, na parada da Escola Prática de Cavalaria, afirmou perante 240 homens: “Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado: os Estados sociais, os corporativos e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui!”. Todos cedem ao carisma de Salgueiro Maia. Às três e meia da manhã, dez viaturas blindadas atravessam a porta de armas da EPC, comandadas pelo capitão sem medo. O objetivo é atingir… Toledo, o nome de código para o Terreiro do Paço e os seus ministérios – o coração do regime.

A História consagra-o como o maior exemplo de coragem da revolução de 25 de Abril de 1974. Salgueiro Maia, o capitão sem medo, desapareceu a 4 de Abril de 1992.

Leia também...

Mescla de sabores algarvios e escalabitanos à mesa do restaurante “O Torgal”

Cataplana de Peixe é o prato estrela reservado no menu.

Noite de Fados Marialva na Casa do Campino

A Associação Casa dos Beirões no Ribatejo (ACBR) organiza no próximo dia 15 de Fevereiro, um noite de Fados Marialva com jantar, na Casa…

Santuário de Fátima promove ‘podcast’ diário centrado na espiritualidade de Francisco e Jacinta

O Santuário de Fátima, com a Aliança de Santa Maria, está a promover, até dia 19, uma novena centrada na vida e espiritualidade de…

Homenagem a Phil Mendrix no Centro Cultural

O Centro Cultural do Cartaxo (Santarém) recebe, no sábado, um espetáculo de homenagem ao músico e guitarrista Filipe Mendes, conhecido entre profissionais e admiradores…