O antigo Centro de Formação Agrícola de Almeirim, também conhecido como Centro de Formação dos Gagos, localizado em Paço dos Negros, concelho de Almeirim, vai passar a ser utilizado como Centro Escutista. A Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) mudou este centro de formação agrícola para o CNEMA, em Santarém, no início do mês de Março.

A Câmara de Almeirim esteve durante o último ano em conversações com a CAP, Ministério da Agricultura e das Finanças, para dar uma nova utilização ao espaço e este sábado, 27 de Março, a autarquia acertou um protocolo com os três Agrupamentos de Escuteiros do concelho e com a Junta Regional de Santarém para passarem a usar e a partilhar esta infra-estrutura que tem diversas potencialidades, entre elas, alojamento, sala de trabalho e de convívio e espaço exterior para as mais diversas actividades.

Segundo Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim, o objectivo é criação de um um centro escutista, de forma a promover e garantir “a manutenção do local e com isso atraindo jovens e familiares da região e do País”.

PUBLICIDADE

“Esta solução, como já referi, garante o aproveitamento das instalações e uma nova vida, atraindo muita gente. Os Gagos deixam a sua vertente de formação agrícola mas mantêm outra ligada à natureza e aos mais jovens garantindo que estas instalações continuam a ter gente, como acontece já agora, 24 horas por dia, 7 dias por semana”, destaca o responsável.

O autarca deixa ainda um agradecimento aos responsáveis da CAP, DRAP LVT, Ministério da Agricultura e das Finanças, manifestando o bom exemplo “de como quando os poderes públicos se articulam todos ficam a ganhar”.

PUBLICIDADE
Leia também...

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Rotary Clube de Santarém distingue Sílvia Carreira como profissional do ano

Sílvia Carreira, directora técnica do Lar Gualdim, do Centro Social Interparoquial de…

“Os pequenos produtores não podem ser abandonados”

João Mendes – Fio Dourado DIVULGAÇÃO APRODER O lagar de azeite da…

Câmara de Santarém pede 270 mil euros ao BEI para requalificação de avenida

A Câmara de Santarém aprovou hoje a contracção de um empréstimo de…