O antigo Hospital Militar de Belém vai chamar-se “Salgueiro Maia”, anunciou a associação com o nome do capitão de Abril (ASM), adiantando que a estrutura vai ser cedida por 25 anos à Câmara Municipal de Lisboa (CML).

“A engenharia procedimental tripartida prevista será a cedência temporária reversível do Ministério da Defesa Nacional (MDN) à CML, por um período de cerca de 25 anos, eventualmente renovável, integrando-a esta na parceria que já se encontra ‘agilizada’ com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) de transformar aquela infraestrutura numa grande Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI)”, lê-se em comunicado.

Segundo a ASM, “qualquer das três entidades que integram este processo (MDN, CML e SCML), aceitaram com agrado, a proposta de aquela futura UCCI ter a designação ‘Salgueiro Maia’, em homenagem àquele ilustre cidadão e militar que lá faleceu em 1992 e por ser um nome transversalmente de inegável prestígio, da história contemporânea portuguesa”.

A ASM defende que a “enorme infraestrutura hospitalar ex-militar não poderia continuar devoluta e em degradação por decisão política desde 2012” e sublinha que tem estado em reuniões “ao mais alto nível” com MDN, Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), CML e SCML.

O jornal semanal e ‘online’ Diário de Notícias noticiou quarta-feira que aquela unidade hospitalar já teve a reabilitação de “três dos cinco pisos para reforço do Serviço Nacional de Saúde no internamento de doentes com covid-19, embora aqui apenas os de gravidade ligeira ou assintomáticos”.

Segundo aquela publicação, o custo total da intervenção foi de 2,6 milhões de euros, mais de três vezes os 750 mil inicialmente estimados, mas o Ministério da Defesa declinou comentar o assunto.

João Gomes Cravinho já assumira anteriormente que as instalações renovadas poderiam ser cedidas à CML e SCML para se tornarem uma UCCI, com uma ala específica para militares e ex-militares.

1 comment
  1. A Associação Salgueiro Maia também sugeriu ao Ministério da Saúde que defenda o melhor interesse dos portugueses,perante a emergência da pandemia covid-19.
    andrade da silva

Comments are closed.

Leia também...

Entroncamento entregou Cabazes de Natal a Famílias carenciadas do concelho

Decorreu hoje, dia 20 de dezembro, a entrega dos tradicionais cabazes de…

Petição contra restrições de menores em touradas com mais de 14 mil assinaturas

 Mais de 14.600 pessoas já assinaram uma petição lançada pela Federação Portuguesa…

Azambuja rejeita de novas competências da Administração Central

A Assembleia Municipal de Azambuja, reunida em sessão extraordinária no passado dia…

Fogo em Ourém já está em fase de resolução

O incêndio que lavra no concelho de Ourém já está em fase…