Um antigo pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Tomar começou a ser julgado esta quinta-feira, 2 de Maio, no Tribunal de Santarém por um crime de abuso sexual de crianças praticado de forma continuada ao longo de seis anos.

No julgamento, que decorre à porta fechada, o homem, de 57 anos, responde à acusação de abuso de uma menina desde 2009, quando a criança tinha 7 anos, até 2015, altura em que começaram a existir comentários entre os crentes e em que a congregação deliberou que não era pessoa “moralmente indicada” para representar a igreja.

Quando foi ouvido em primeiro interrogatório judicial, o arguido negou a prática de todos os factos que lhe são imputados no processo.

Segundo a acusação do Ministério Público, o homem aproveitou-se do facto de ser o pastor da comunidade religiosa e da relação de amizade que mantinha com os pais da vítima.

Os alegados episódios de abusos ocorreram dentro da igreja, na garagem da casa do arguido, quando o casal e a filha o visitavam aos fins-de-semana, na casa da avó da menor, onde o pastor se deslocava para lhe ministrar estudos bíblicos, e no seu carro, pois esperava-a à porta da escola para lhe dar boleia.

A acusação refere que o pastor não teve relações sexuais com a menor, mas que a apalpava por baixo da roupa nas zonas mais íntimas sempre que tinha oportunidade, e que chegou a exibir o seu pénis à vítima, pedindo-lhe para fazer sexo oral, além de outros episódios.

Na conta do Facebook da menor, a família encontrou, depois de ter conhecimento dos abusos, várias conversas entre ambos, nomeadamente a afirmação do arguido de que queria casar com ela quando fizesse 18 anos, uma vez que a sua esposa o rejeitava sexualmente.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…