A antologia de poemas “No interior dos contornos”, de António Severo, venceu a primeira edição do Prémio Literário Marcelino Mesquita, criado pela Câmara do Cartaxo, no âmbito das comemorações do centenário da morte do dramaturgo.

O anúncio do vencedor do prémio foi feito pela vereadora da Câmara do Cartaxo, com o pelouro da Cultura, Elvira Tristão, durante o colóquio “Marcelino Mesquita, uma construção da memória”, que encerrou o programa de comemorações.

Segundo Elvira Tristão, que fez parte do júri do prémio, juntamente com Ana Luísa Vilela e Vítor Madeira Santos, a obra de António Severo (pseudónimo de António Marques Ferreira, de Coimbra) foi distinguida pela “solidez e coesão temática, pela lírica, que alia a riqueza vocabular e métrica a um amplo espectro emocional, que vai da veemência ao sarcasmo”.

O colóquio que decorreu no Centro Cultural do Cartaxo encerrou as comemorações do centenário da morte do escritor, jornalista e político cartaxense que viveu na segunda metade do século XIX, início do século XX, as quais incluíram, além do prémio, a publicação de duas obras inéditas de Marcelino Mesquita e um concurso de rótulos para um vinho comemorativo.

O Prémio Literário Marcelino Mesquita, que o município quer passar a realizar de dois em dois anos, teve nesta primeira edição tema livre.

Leia também...

Concerto comemorativo do Dia Mundial da Música e de abertura do ano lectivo do conservatório de Santarém

O Concerto Comemorativo do Dia Mundial da Música e da Abertura do Ano Letivo 2018/2019 do Conservatório de Música de Santarém, terá lugar no…

Sector 9 apresenta temporada para a Monumental Celestino Graça (c/vídeo)

Corridas de touros nos dias 19 de Março, 5 e 10 de Junho.

Câmara de Ourém compra serviços de comunicação inclusiva para museu

A Câmara de Ourém aprovou o contrato para a aquisição de serviços de soluções de comunicação inclusiva para o Museu Municipal. “O projeto ‘Museu…

Marcelo elogia tradição e juventude da Festa dos Tabuleiros, em Tomar

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou haver na Festa do Tabuleiros, em Tomar, componentes de história, tradição e juventude que justificam…