A antologia de poemas “No interior dos contornos”, de António Severo, venceu a primeira edição do Prémio Literário Marcelino Mesquita, criado pela Câmara do Cartaxo, no âmbito das comemorações do centenário da morte do dramaturgo.

O anúncio do vencedor do prémio foi feito pela vereadora da Câmara do Cartaxo, com o pelouro da Cultura, Elvira Tristão, durante o colóquio “Marcelino Mesquita, uma construção da memória”, que encerrou o programa de comemorações.

Segundo Elvira Tristão, que fez parte do júri do prémio, juntamente com Ana Luísa Vilela e Vítor Madeira Santos, a obra de António Severo (pseudónimo de António Marques Ferreira, de Coimbra) foi distinguida pela “solidez e coesão temática, pela lírica, que alia a riqueza vocabular e métrica a um amplo espectro emocional, que vai da veemência ao sarcasmo”.

O colóquio que decorreu no Centro Cultural do Cartaxo encerrou as comemorações do centenário da morte do escritor, jornalista e político cartaxense que viveu na segunda metade do século XIX, início do século XX, as quais incluíram, além do prémio, a publicação de duas obras inéditas de Marcelino Mesquita e um concurso de rótulos para um vinho comemorativo.

O Prémio Literário Marcelino Mesquita, que o município quer passar a realizar de dois em dois anos, teve nesta primeira edição tema livre.

Leia também...

Cardeal-Patriarca de Lisboa em Azambuja na homenagem à Sra. dos Avieiros

A Vila de Azambuja vai receber a visita do Cardeal-Patriarca de Lisboa por ocasião do VII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. D. Manuel…

Acampamento Margaridas junta mil escuteiros no Carnaval

A 30.ª edição do Acampamento Margaridas vai reunir este ano em Constância perto de mil escuteiros de norte a sul do país, entre os…

Bibliófilo Alberto Manguel realça “luta de formiga” das bibliotecas públicas

O bibliófilo Alberto Manguel lamentou, em Torres Novas, que as bibliotecas públicas desenvolvam uma “luta de formiga” ao procurar fomentar a leitura “num oceano…

Livro de Samuel Pimenta que venceu Prémio Literário de Almada chega às livrarias

O livro “Ascensão da Água”, de Samuel F. Pimenta, que venceu o Prémio Literário Cidade de Almada 2019, na área de poesia, chega às…