A antologia de poemas “No interior dos contornos”, de António Severo, venceu a primeira edição do Prémio Literário Marcelino Mesquita, criado pela Câmara do Cartaxo, no âmbito das comemorações do centenário da morte do dramaturgo.

O anúncio do vencedor do prémio foi feito pela vereadora da Câmara do Cartaxo, com o pelouro da Cultura, Elvira Tristão, durante o colóquio “Marcelino Mesquita, uma construção da memória”, que encerrou o programa de comemorações.

Segundo Elvira Tristão, que fez parte do júri do prémio, juntamente com Ana Luísa Vilela e Vítor Madeira Santos, a obra de António Severo (pseudónimo de António Marques Ferreira, de Coimbra) foi distinguida pela “solidez e coesão temática, pela lírica, que alia a riqueza vocabular e métrica a um amplo espectro emocional, que vai da veemência ao sarcasmo”.

O colóquio que decorreu no Centro Cultural do Cartaxo encerrou as comemorações do centenário da morte do escritor, jornalista e político cartaxense que viveu na segunda metade do século XIX, início do século XX, as quais incluíram, além do prémio, a publicação de duas obras inéditas de Marcelino Mesquita e um concurso de rótulos para um vinho comemorativo.

O Prémio Literário Marcelino Mesquita, que o município quer passar a realizar de dois em dois anos, teve nesta primeira edição tema livre.

Leia também...

“Santarém precisa de uma política de incentivo aos artistas emergentes”

Nuno Labau é o responsável pela dança contemporânea da SRO e convida os alunos, crianças, jovens ou adultos a performances estimulantes. A sua formação…

“O maior desafio é manter a esperança de dias melhores no futuro”

Entrevista a Pedro Filipe Oliveira, actor Que impactos está a ter a pandemia no seu trabalho? Cancelamento praticamente total. Em 2020 tinha um calendário…

“O Poeta Só”: livro de poesia de José Alberto Pereira Apresentado em Almeirim

A Biblioteca Municipal Marquesa do Cadaval, em Almeirim, encheu-se ontem ao final da tarde para receber a apresentação do livro “O Poeta Só”, de…

Materiais Diversos convida jovens e artistas de Santarém para projecto colaborativo

A associação cultural Materiais Diversos abriu candidaturas para jovens e artistas dos distritos de Évora e Santarém para o projecto de arte participativa “Dentes de…