O Primeiro-Ministro, António Costa, inaugurou esta terça-feira, 23 de Abril, o novo centro escolar da Chamusca que acolhe 200 alunos dos Jardins de Infância e Ensino Básico, assinalando assim o arranque do período lectivo.

O Centro Escolar da Chamusca representou um investimento na ordem de dois milhões de euros, financiado a 55% por fundos comunitários. O município, para além de assumir os restantes 45% de investimento, despendeu ainda mais 300 mil euros no recheio do espaço educativo, com cerca de 120 mil euros em mobiliário e 180 mil euros em equipamento informático.

As novas instalações contemplam cinco salas de Jardim de Infância, 10 salas de 1.º Ciclo do Ensino Básico e ainda diversas outras salas e áreas destinadas a áreas curriculares inovadoras como uma Sala Criativa, Sala de Artes, Sala de Música, Sala de Ciência, e Sala LAIC – Sala Inclusiva.

As outras principais valências desta escola são também o ginásio, uma biblioteca, refeitório, um recinto polivalente, um anfiteatro, gabinetes para docentes (professores e educadores de infância), salas para assistentes operacionais, e gabinete para atendimento aos encarregados de educação.

Na inauguração, António Costa, destacou a importância das escolas como uma “grande fonte de relações humanas e de aprendizagem colectiva”.

“A escola é um dos sítios mais importantes da nossa vida (…) e é absolutamente extraordinário este novo espaço e as condições que proporciona”, disse o governante na sua intervenção pública, tendo feito notar que a escola “é muito mais” do que um espaço.

A escola “é, sobretudo, as relações humanas e as pessoas que fazem a escola”, disse António Costa na Chamusca, acompanhado do ministro da Educação, tendo referido ser “comovente” ver “como se transformou uma escola centenária numa escola moderna para o século XXI”.

Depois de dois anos em obra, o presidente da câmara, Paulo Queimado disse que o novo Centro Escolar representa um “espaço de excelência para professores, funcionários e alunos”, tendo feito notar que o mesmo “proporciona a todos os alunos as mesmas oportunidades de aprendizagem, dentro das novas políticas de educação”.

Na visita demorada às salas de aulas e depois da interacção com alunos e professores, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, também presente na visita protocolar que marcou a inauguração do novo Centro Escolar da Chamusca, lembrou que, neste momento, “500 escolas em todo o país estão a ser construídas ou requalificadas”, tendo apelado aos estudantes que enchiam o auditório para que escolhessem um livro para ler, não deixando passar em claro o Dia do Livro, que hoje se assinala.

António Costa, que não respondeu às perguntas dos jornalistas, concluiu a sua intervenção destacando a importância da “modernização” dos espaços educativos e das “novas ferramentas que fazem e permitem fazer algo de absolutamente extraordinário”, tendo reiterado como fundamental a relação entre as pessoas.

“O mais importante é mesmo preservarmos aquilo que a escola tem sido sempre: uma grande fonte de relações humanas e de aprendizagem colectiva”, concluiu.

Foto: CM Chamusca

Leia também...

Distrital do PSD exige intervenção da IP na Linha do Norte

A Comissão Política Distrital (CPD) do PSD de Santarém exige intervenção urgente da empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) na passagem de nível da…

Exposição de fotografia mostra serra dos Candeeiros

Vinte “amantes da fotografia” mostram, a partir de sábado, no Fórum Actor Mário Viegas, em Santarém, diferentes olhares sobre a serra dos Candeeiros, captados…

Distrito de Santarém escapa ao aviso amarelo

O distrito de Santarém está fora do aviso amarelo emitido esta quarta-feira, 24 de Abril, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA),…

Jornalista do Correio do Ribatejo vence Prémio Nacional de Literatura

Filipe Mendes, jornalista natural do Porto e residente em Santarém, é o vencedor da edição de 2025 do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, promovido…