O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) nomeou António Augusto Esparteiro como novo Provedor do Utente, em conformidade com o n.º 4 do artigo 26.º do Decreto-Lei n.º 52/2022, de 4 de Agosto, que estabelece o regime jurídico das unidades locais de saúde e define a existência desta figura como garante da defesa dos direitos dos utentes.
Em comunicado, a ULS Lezíria sublinha que esta nomeação pretende reforçar a proximidade com os cidadãos e assegurar “um acompanhamento mais eficaz das suas necessidades”, consolidando a confiança na instituição e fortalecendo “o compromisso com um serviço público de saúde mais próximo, humanizado e participativo”.
Com uma carreira de mais de quatro décadas dedicada à saúde, António Esparteiro foi enfermeiro no Hospital Distrital de Santarém, onde desempenhou funções de Enfermeiro Chefe e Adjunto da Direção de Enfermagem, e foi também Enfermeiro Diretor na Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento.
“Aceitei este convite por ter iniciado a minha carreira há quarenta e cinco anos no HDS, ainda nas instalações anteriores. Com uma vasta experiência na área da saúde e sendo um defensor do SNS, irei continuar a promover a saúde de todos nós”, salienta António Esparteiro, citado na nota de imprensa .
Prevista no Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a função do Provedor do Utente tem como missão promover, proteger e defender os direitos e interesses dos cidadãos que recorrem aos serviços de saúde. Cabe-lhe ainda contribuir para a humanização dos cuidados, a melhoria da relação entre utentes, profissionais e instituições, bem como identificar e sinalizar situações que possam representar constrangimentos no acesso ou no percurso assistencial.
