Augusto Esparteiro Foto: ULS Lezíria

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) nomeou António Augusto Esparteiro como novo Provedor do Utente, em conformidade com o n.º 4 do artigo 26.º do Decreto-Lei n.º 52/2022, de 4 de Agosto, que estabelece o regime jurídico das unidades locais de saúde e define a existência desta figura como garante da defesa dos direitos dos utentes.

Em comunicado, a ULS Lezíria sublinha que esta nomeação pretende reforçar a proximidade com os cidadãos e assegurar “um acompanhamento mais eficaz das suas necessidades”, consolidando a confiança na instituição e fortalecendo “o compromisso com um serviço público de saúde mais próximo, humanizado e participativo”.

Com uma carreira de mais de quatro décadas dedicada à saúde, António Esparteiro foi enfermeiro no Hospital Distrital de Santarém, onde desempenhou funções de Enfermeiro Chefe e Adjunto da Direção de Enfermagem, e foi também Enfermeiro Diretor na Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento.

“Aceitei este convite por ter iniciado a minha carreira há quarenta e cinco anos no HDS, ainda nas instalações anteriores. Com uma vasta experiência na área da saúde e sendo um defensor do SNS, irei continuar a promover a saúde de todos nós”, salienta António Esparteiro, citado na nota de imprensa .

Prevista no Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a função do Provedor do Utente tem como missão promover, proteger e defender os direitos e interesses dos cidadãos que recorrem aos serviços de saúde. Cabe-lhe ainda contribuir para a humanização dos cuidados, a melhoria da relação entre utentes, profissionais e instituições, bem como identificar e sinalizar situações que possam representar constrangimentos no acesso ou no percurso assistencial.

Leia também...

Presidente da ULS Lezíria defende cooperação institucional com USF

O 16.º Encontro Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF), organizado pela Associação Nacional de USF (USF-AN), decorreu nos dias 17 e 18 de…

Diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da maioria dos cancros

“A grande maioria dos cancros pode ser curável se o diagnóstico for feito em fases iniciais da doença”. A afirmação é de Sandra Bento,…

O Grupo de Dadores de Sangue dos Bombeiros Voluntários de Pernes organiza dádiva de sangue

No próximo dia 28 de Novembro.

Número de doentes em hospitalização domiciliária no HDS cresceu em 2022

Em 2022, a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) admitiu 226 doentes, o que representa um acréscimo de 23%…