Uma aplicação para optimizar o serviço e reduzir o tempo de espera em restaurantes, outra que encoraja as crianças a escolherem alimentação correta e exercício físico e outra para fomentar a participação cívica venceram o CityHack, em Tomar.

A iniciativa, que decorreu no fim de semana passado no Complexo da Levada, em Tomar , juntou 75 jovens, reunidos em 16 equipas oriundas de 10 instituições de ensino superior de todo o país, que, numa maratona de 24 horas, procuraram soluções para as cidades em áreas como Saúde e Bem-Estar, Turismo e Cultura, Mobilidade, Eficiência Energética, Economia Local, Associativismo e Acção Social.

Promovida pelos alunos do Mestrado em Engenharia Informática – Internet das Coisas, do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), em parceria com o município tomarense, a iniciativa premiou uma aplicação multiplataforma na área de restauração que permite, entre outros, a selecção personalizada de pratos e a consulta do tempo de espera de atendimento.

Em segundo lugar ficou uma aplicação móvel para o combate à obesidade infantil, em que “as crianças interagem e cuidam de um ‘avatar’ que partilha da alimentação delas” e que “encoraja a socialização e o exercício físico”, e em terceiro uma plataforma digital para divulgação da agenda política e participação cívica, afirma uma nota do IPT.

Leia também...

Três homens suspeitos de furtos detidos pela GNR

A Guarda Nacional Republicana deteve três homens, com idades entre os 26 e os 50 anos, por furto em residência, no concelho de Mação.…

JMJ: Santarém quer duplicar famílias de acolhimento e apela à inscrição de voluntários

A Diocese de Santarém quer duplicar o número de famílias de acolhimento até ao início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre de…

Detido pela PSP com 13 plantas de canábis

Um homem de 39 anos de idade foi detido pelo crime de tráfico de estupefacientes, no passado dia 6 de Outubro, em Tomar. Segundo…

Escola Superior de Desporto e Escola Superior de Gestão vencem Desfile Académico

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior – ESDRM  e Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém são as vencedoras ex-aequo do…