Uma aplicação para optimizar o serviço e reduzir o tempo de espera em restaurantes, outra que encoraja as crianças a escolherem alimentação correta e exercício físico e outra para fomentar a participação cívica venceram o CityHack, em Tomar.

A iniciativa, que decorreu no fim de semana passado no Complexo da Levada, em Tomar , juntou 75 jovens, reunidos em 16 equipas oriundas de 10 instituições de ensino superior de todo o país, que, numa maratona de 24 horas, procuraram soluções para as cidades em áreas como Saúde e Bem-Estar, Turismo e Cultura, Mobilidade, Eficiência Energética, Economia Local, Associativismo e Acção Social.

Promovida pelos alunos do Mestrado em Engenharia Informática – Internet das Coisas, do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), em parceria com o município tomarense, a iniciativa premiou uma aplicação multiplataforma na área de restauração que permite, entre outros, a selecção personalizada de pratos e a consulta do tempo de espera de atendimento.

Em segundo lugar ficou uma aplicação móvel para o combate à obesidade infantil, em que “as crianças interagem e cuidam de um ‘avatar’ que partilha da alimentação delas” e que “encoraja a socialização e o exercício físico”, e em terceiro uma plataforma digital para divulgação da agenda política e participação cívica, afirma uma nota do IPT.

Leia também...

Tiragem da cortiça em destaque no Museu Nacional do Traje de 20 a 22 de Outubro

De 20 a 22 de outubro a Câmara Municipal de Coruche leva ao Museu Nacional do Traje, em Lisboa, no âmbito da programação Portugal…

Nobre rejeita ter contratado trabalhadores durante a greve

A Nobre Alimentação rejeitou hoje ter contratado trabalhadores para substituir os que se encontravam em greve na segunda-feira, sublinhando que realiza, frequentemente, reuniões com…

CRC Assentiz com o melhor prato nas Tasquinhas de Rio Maior

O Ensopado de Borrego à “Manel das Burras”, do CRC Assentiz, é o melhor prato das Tasquinhas 2024. O segundo lugar foi para o…

Associação que apoia doentes de Alzheimer tem mais pedidos de ajuda mas menos capacidade de resposta

O Núcleo do Ribatejo da Associação Alzheimer Portugal diz estar “no limite da capacidade”, numa altura em que regista um aumento de pedidos de…