João Saraiva, Cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, enviou à imprensa uma nota detalhada sobre a participação do Grupo na corrida realizada em Motul, no México, no primeiro dia do ano.
O primeiro toiro, com 500 quilos, foi pegado pelo jovem Lourenço Pinto à primeira tentativa; Herlander Teixeira pegou, também ao primeiro intento, o segundo toiro, que pesou 470 quilos. O terceiro toiro, com 540 quilos, o toiro mais sério e mais “bruto” da corrida, foi pegado pelo jovem forcado Miguel Peixinho, que esteve muito bem tecnicamente e muito valente perante a violência do toiro, havendo que destacar também a intervenção do primeiro ajuda Daniel Caleiro, que esteve muito bem perante um toiro que exigiu muito do Grupo.
O quarto toiro, com 570 quilos, um toiro muito bravo, foi pegado à primeira tentativa pelo forcado Salvador Sottomayor, perfeito na cara do toiro, acabando por fazer a pega da tarde. O toiro desviou a investida, tendo o Grupo recuperado rapidamente e fechando muito bem, consumando uma grande pega. O quinto toiro, com 540 quilos, que também saiu muito bravo, mas com escassa força, foi pegado correctamente pelo forcado João Diogo à primeira tentativa. E, finalmente, o sexto e último toiro da corrida, o que tinha mais mau tipo, dificultou o forcado no momento da reunião, um toiro manso que foi pegado pelo experiente e valoroso forcado Vasco Coelho dos Reis, à terceira tentativa.
De realçar a grande prestação do Grupo, que esteve muito coeso a ajudar, com muita atitude e grande vontade de sair por cima, numa tarde em que actuaram nas lides a cavalo os rejoneadores Cuauhtémoc Ayala (duas orelhas), André Gonçalves, jovem cavaleiro luso-mexicano que se sagrou triunfador da tarde ao cortar duas orelhas e rabo, e o cavaleiro Fauro Aloi, que tem a particularidade de actuar trajado à portuguesa, de casaca e tricórnio, tendo sido premiado com duas orelhas.
No dia seguinte os Forcados do Aposento da Chamusca voltaram a actuar, desta feita em Peto, onde uma vez mais estiveram em plano de destaque, tendo as três pegas sido consumadas por Lourenço Pinto, Bernardo Pinto e Herlander Teixeira, frente a toiros bem-apresentados da ganadaria Golondrinas.
