João Saraiva, Cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, enviou à imprensa uma nota detalhada sobre a participação do Grupo na corrida realizada em Motul, no México, no primeiro dia do ano. 

O primeiro toiro, com 500 quilos, foi pegado pelo jovem Lourenço Pinto à primeira tentativa; Herlander Teixeira pegou, também ao primeiro intento, o segundo toiro, que pesou 470 quilos. O terceiro toiro, com 540 quilos, o toiro mais sério e mais “bruto” da corrida, foi pegado pelo jovem forcado Miguel Peixinho, que esteve muito bem tecnicamente e muito valente perante a violência do toiro, havendo que destacar também a intervenção do primeiro ajuda Daniel Caleiro, que esteve muito bem perante um toiro que exigiu muito do Grupo.

O quarto toiro, com 570 quilos, um toiro muito bravo, foi pegado à primeira tentativa pelo forcado Salvador Sottomayor, perfeito na cara do toiro, acabando por fazer a pega da tarde. O toiro desviou a investida, tendo o Grupo recuperado rapidamente e fechando muito bem, consumando uma grande pega. O quinto toiro, com 540 quilos, que também saiu muito bravo, mas com escassa força, foi pegado correctamente pelo forcado João Diogo à primeira tentativa. E, finalmente, o sexto e último toiro da corrida, o que tinha mais mau tipo, dificultou o forcado no momento da reunião, um toiro manso que foi pegado pelo experiente e valoroso forcado Vasco Coelho dos Reis, à terceira tentativa.

De realçar a grande prestação do Grupo, que esteve muito coeso a ajudar, com muita atitude e grande vontade de sair por cima, numa tarde em que actuaram nas lides a cavalo os rejoneadores Cuauhtémoc Ayala (duas orelhas), André Gonçalves, jovem cavaleiro luso-mexicano que se sagrou triunfador da tarde ao cortar duas orelhas e rabo, e o cavaleiro Fauro Aloi, que tem a particularidade de actuar trajado à portuguesa, de casaca e tricórnio, tendo sido premiado com duas orelhas.

No dia seguinte os Forcados do Aposento da Chamusca voltaram a actuar, desta feita em Peto, onde uma vez mais estiveram em plano de destaque, tendo as três pegas sido consumadas por Lourenço Pinto, Bernardo Pinto e Herlander Teixeira, frente a toiros bem-apresentados da ganadaria Golondrinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Balanço da Temporada em “Las Ventas”

Quer queiramos ou não, as coisas do outro lado da fronteira são outra loiça! Estou até em crer que se não fosse a força…

Fim à vista…

Aproximamo-nos a passos largos do final de mais uma temporada tauromáquica em Portugal, com a incerteza do que nos poderá reservar o futuro, sempre…

And the winner is… Sérgio Domínguez

A praça de Moralzarzal, às portas de Madrid, registou fraca afluência de público para assistir ao II Torneio Manuel Vidrié, que este ano teve…

Forcados de Montemor na Califórnia

O prestigiado Grupo de Forcados Amadores de Montemor, capitaneado por António Cortes Pena Monteiro, efectuou uma triunfal digressão aos Estados Unidos da América (Califórnia).…