O salão do Clube Taurino Vilafranquense foi o cenário escolhido pela Empresa Tauroleve, Lda. para fazer a apresentação dos cartéis da temporada na carismática “Palha Blanco”, a qual é composta por sete corridas. Curiosamente, esta foi já considerada a “Temporada de Sonho”, marcada pelo número “90” – os 90 anos do nascimento do saudoso ganadeiro Fernando Palha, os 90 anos das Festas do Colete Encarnado e os 90 anos da fundação do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.

De facto, esta feliz circunstância contribui sobremaneira para valorizar a temporada taurina vila franquense, permitindo a evocação de momentos e de figuras maiores da tauromaquia portuguesa. Logo nos primeiros espectáculos se exalta a figura carismática de Fernando Palha, um dos mais ilustres ribatejanos, um senhor devotado à vida do campo, nomeadamente à criação de toiros de lide, que sempre pugnou pela autenticidade da Festa e de tudo o que tivesse a ver com o Ribatejo.

Esta segunda Feira do Toiro cumpre, assim, o dever da homenagem a quem tanto fez para a merecer: – Sábado, 30 de Abril, às 17 horas – Corrida das Tertúlias. Cavaleiros: Ana Batista, Duarte Pinto e Miguel Moura; Forcados: Amadores de Vila Franca e do Ramo Grande (Ilha Terceira); Ganadaria: Fernandes de Castro;

– Domingo, 1 de Maio, às 17 horas – Corrida à Portuguesa. Cavaleiros: Manuel Telles Bastos, João Moura Júnior e João Ribeiro Telles; Forcados: Amadores de Vila Franca e das Caldas da Rainha; Ganadaria: Vinhas.

Em Julho comemora-se o 90.º aniversário da tradicional Festa do Colete Encarnado, espaço e tempo de consagração das tradições ribatejanas associadas ao maneio do gado bravo, no campo, nas

ruas da Cidade e na Praça. Esta Festa do Colete Encarnado já mereceu a vitória no Concurso das Sete Maravilhas da Cultura Portuguesa e estará em vias de ser inscrita na Lista do Património Cultural Imaterial.

A corrida do “Colete Encarnado” constitui, justamente, um dos momentos altos da temporada vila-franquense: – Domingo, 3 de Julho, às 18 horas – Corrida Mista. Cavaleiros: João Ribeiro Tellese Francisco Palha; Forcados Amadores de Vila Franca; Matadores: António Ferrera e João Silva “Juanito”; Ganadarias: Canas Vigouroux (4 para a lide a cavalo) e Murteira Grave (4 para a lide a pé).

A corrida comemorativa do 121.º aniversário da emblemática Praça de Toiros “Palha Blanco” decorrerá na sexta-feira, dia 30 de Setembro, pelas 22 horas, e constitui outro momento alto da temporada. Num gesto de valor e de afirmação da grande confiança nas suas imensas qualidades, o cavaleiro João Salgueiro da Costa enfrentará seis toiros de outras tantas ganadarias – Palha, Veiga Teixeira, Murteira Grave, Vinhas, Passanha e Canas Vigouroux. Porque se trata de um toureiro de uma das mais antigas dinastias taurinas, seu pai, o prestigiado cavaleiro João Salgueiro, num gesto de louvável humildade, sairá como “sobressaliente”, gesto com que muito honra a afición portuguesa. As pegas destes seis toiros estão confiadas aos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Vila Franca de Xira.

Na Feira de Outubro, composta por três grandiosos cartéis, será homenageado o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca pela comemoração do seu 90.º aniversário: – Domingo, 2 de Outubro, às 17 horas – Corrida de Toiros. Matadores: Manuel Escribano, António João Ferreira e Joaquim Ribeiro “Cuqui”; Ganadaria: Palha; – 3ª feira, 4 de Outubro, às 22 horas – Homenagem ao Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira. Cavaleiros: António Ribeiro Telles e João Moura Júnior, mano-a-mano; Forcados Amadores de Vila Franca; Ganadarias: Ribeiro Telles (2), Vale de Sorraia (2) e Murteira Grave(2);

– 4ª feira, 5 de Outubro (feriado nacional), às 17 horas – Corrida Mista. Cavaleiro: João Ribeiro Telles; Forcados Amadores de Vila Franca; Matadores: “Morante de la Puebla” e “Juanito”; Ganadaria: Manuel Veiga.

Leia também...

“Praça Maior” – Missão Cumprida com Distinção!

Ecos do Burladero.

“El Juli” na Monumental Celestino Graça em Santarém

A Associação “Praça Maior” anunciou no passado Dia de Reis a presença…

Praça de Coruche é “Clean & Safe”

Foi atribuído à Associação “Nossa Praça”, gestora da praça de toiros de…

Grupo de ex-Forcados apresenta cartéis da temporada na Praça Celestino Graça

A Associação Praça Maior, composta por oito ex-forcados, apresentou este sábado, 26…