Ricardo Gonçalves – Câmara Municipal de Santarém

O que está pensado no município para assinalar esta quadra?

O Município de Santarém não quer deixar de assinalar a quadra natalícia de todos os munícipes e de quem, eventualmente, visita a cidade e o concelho, apesar das limitações relacionadas com a prevenção de contágio da Covid-19. Durante o mês de Dezembro, vão estar iluminadas, não só várias artérias e zonas da cidade arredores, como também cada uma das 17 Freguesias/Uniões de Freguesias rurais scalabitanas, num reforço de luz e magia natalícia em todo o concelho. O programa de actividades será um pouco mais reduzido mas manter-se-á, no cumprimento das medidas DGS e legislação em vigor. Aproveitando toda a dimensão e beleza do Centro Histórico de Santarém convidamos as famílias a percorrerem as “5 Estrelas” de um conto de Natal, que através de um smartphone e da respectiva leitura de um QR Code podem aceder a um excerto do conto “Natal (em) 5 Estrelas”. O conto está dividido em 5 pontos (estrelas): Sala de Leitura Bernardo Santareno, Posto de Turismo, Praça Visconde Serra do Pilar, Palácio do Landal e Largo do Seminário. Aos sábados, domingos e feriados, Santarém receberá animações musicais e infantis, todas itinerantes, com “Ruído à Portuguesa”, “Pedro Santos Rosa” e o projeto “Palhaços visitam a Cidade”. No dia 13 de Dezembro, o Pai Natal chegou a Santarém “sobre rodas” num palco móvel (camião), circulando com os seus duendes, em parada, por diversas ruas da Cidade. Esta animação pôde ser visualizada através das janelas/varandas de casa. No dia 16, os Jardins de Infância e as Escolas Básicas do Concelho, terão a oportunidade de visualizar o Musical Infantil “Zói, o Super Herói”, numa emissão em direto via streaming. O Teatro Sá da Bandeira será também palco de alguns espectáculos durante o mês de Dezembro.

A Autarquia lançou algum tipo de medidas para atenuar as consequências das restrições impostas para contenção da pandemia e a crise económica que lhe está a associada?

O Município de Santarém reforçou as medidas extraordinárias de apoio às empresas do Concelho, de forma a mitigar os efeitos económicos da pandemia COVID-19.
Ao nível da Água, Saneamento e Resíduos Urbanos foram aprovadas as seguintes medidas: Suspensão da cobrança das tarifas fixas e 50% das tarifas varáveis das IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social); Suspensão da cobrança das tarifas fixas para clientes não-domésticos, nas seguintes tipologias: alojamento local, beneficência, comércio, hotelaria, indústria e serviços; Suspensão da cobrança de cinquenta por cento das tarifas variáveis para clientes cujo CAE principal seja de Hotelaria (CAE 5511 e 5512) ou de Restauração (CAE 5610), mediante requerimento dos interessados junto da empresa Águas de Santarém – EM, SA.; Prorrogação dos prazos de pagamento de facturas de água sem juros e flexibilidade no pagamento a prestações de valores em dívida.
Para empresas como Cafetarias, ao nível da Ocupação do Espaço Público, o Município suspende o pagamento das rendas de todos os estabelecimentos comerciais, em espaços municipais que se encontrem encerrados e suspende a cobrança de todas as taxas relativas à Ocupação de Espaço Público. Estas medidas aprovadas têm vigência até final do corrente ano civil, sendo alvo de reavaliação posterior.
O Município aprovou, também, a redução de taxas relativas à ocupação da via pública com esplanadas. Assim sendo, a Autarquia concedeu um incentivo às taxas de ocupação do espaço público com esplanadas abertas elou fechadas, com a duração de um ano civil, com inicio a 1 de Maio de 2020. Esta medida confere um desconto de 100 por cento das taxas para espaços até 50 m2. No caso dos espaços com áreas superiores a 51 m2, o desconto é de 50 por cento.
Foi também aprovado a redução do IMI (de 0,428 para 0,418) e da Derrama de 1,5% para 1,25% para todas as empresas, independentemente do volume de negócios, mantendo o IRS, na taxa de 0,5%. Ao abdicar da fixação das taxas máximas de Derrama e IMI, o Município de Santarém prescinde, a favor dos Munícipes e empresas com lucros tributáveis no Concelho, de uma receita estimada de 1,1 milhões de euros. Para além das medidas indicadas, e não estando relacionado com a pandemia do COVID-19, o Município tem, atualmente em vigor, 2 programas de apoio aos empresários: Via Expresso Jovem e Investidor, com vários benefícios e bastante atrativos para quem, mesmo na atual situação, queira investir em Santarém.

Que mensagem quer deixar aos munícipes nesta quadra?

O ano 2020 lançou-nos muitos desafios enquanto comunidade, mas é com muito orgulho que reconhecemos a coragem e as capacidades dos nossos cidadãos em se adaptarem às contingências impostas pela situação pandémica. Foi um ano atípico com inúmeras dificuldades e sacrifícios, para o ano 2021 temos um caminho de trabalho a percorrer, para recuperar, crescer, reconstruir os negócios e apoiar os membros da nossa comunidade que foram mais afectados pelo impacto da pandemia. Aproximando-nos do Natal, tempo de amor, de fraternidade e de partilha, queremos deixar palavras de esperança. É importante que não nos resignemos e que não nos deixemos deter pelo receio da incerteza, ou da ameaça e, ao invés, apostemos na confiança, na responsabilidade, na autoproteção e na solidariedade.
Desejamos a todos um Santo Natal e um próspero Ano 2021.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…