A Aquanena concluiu com êxito a primeira fase da campanha de higienização dos reservatórios de água para consumo humano, que decorreu no período de 20 a 23 de Dezembro.

Segundo um comunicado empresa municipal, foram higienizados os reservatórios de Alcanena, Vila Moreira, Filhós, Malhou, Alviela, Espinheiro, Serra de Santo António (Zona Intermédia e Zona Baixa), Monsanto, Covão de Feto, Complexo dos Olhos de Água e ainda um dos reservatórios de Minde Sul.

No âmbito desta campanha, a Aquanena refere que contratou também a equipa do Laboratório de Radioactividade Natural da Universidade de Coimbra, coordenada pelo professor Alcides Pereira, para a realização da Avaliação de Segurança Radiológica em Instalações de filtragem de águas subterrâneas, que decorreu no Reservatório de Espinheiro, que integra um sistema de filtragem de água para consumo humano.

“A AQUANENA realizou esta avaliação em cumprimento do Decreto-Lei n.º 108/2018 que transpõe a Diretiva 2013/59/Euratom, do Conselho Europeu. A entidade responsável pela supervisão dos dados é a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), à qual compete zelar pela existência de um elevado nível de protecção radiológica e de segurança nuclear”, refere a empresa na mesma nota.

A Aquanena tem prevista a segunda fase da campanha de higienização dos reservatórios, que envolve algumas intervenções de beneficiação mais profunda nas infra-estruturas, no primeiro trimestre deste ano.

“A Aquanena realiza anualmente esta campanha de higienização com o objectivo de garantir sempre a máxima segurança e qualidade na água distribuída à população.
A intervenção nos reservatórios cumpre igualmente uma das recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR)”, conclui.

Leia também...

Junta da Moçarria denuncia poluição na Ribeira da Asseca

Dezenas de peixes apareceram mortos este domingo, dia 26, na Ribeira da…

“Noite dos Morcegos” alerta para a importância e preservação destas espécies (c/vídeo)

A “Noite dos Morcegos” é uma actividade que permite observar em directo a comunidade de morcegos cavernícolas que, entre Abril e Setembro, mora no complexo de grutas que circunda a nascente do rio Alviela.

Verdes denunciam novo foco de poluição no Tejo na zona de Santarém

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na…

Fabrióleo desiste de acção judicial contra ‘guardião do Tejo’

Os proprietários da empresa Fabrióleo desistiram, na segunda sessão de julgamento, do…