Já começou oficialmente a nova temporada para a equipa de xadrez do Vitória Clube de Santarém.
A estreia em 2023/24 nas competições sob a égide da Federação Portuguesa de Xadrez teve lugar na sede vitoriana no recente dia 6 de Janeiro, numa partida da 1.ª jornada do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, e logo com auspicioso triunfo por 4-0 frente ao SC Marinhense “B”.
Luís António, Pedro Vinagre, Hugo Assunção e Paulo Coelho foram os vitorianos que deram o seu contributo na ronda inaugural daquela que é já a quinta temporada do clube na modalidade.
Uma semana mais tarde, mas a contar para a Taça de Portugal da FPX, menos fortuna para as cores escalabitanas: a jovem equipa formada por André Pinote, Jaime Bernardo, Hugo Assunção e Jorge Couto, apesar da excelente réplica ofertada, não logrou levar de vencida o Águias de Camarate (desaire por 2,5-1,5), ficando pelo caminho na competição.
O próximo compromisso está agendado para o próximo sábado, dia 27 de Janeiro, na Marinha Grande, com um enorme contingente vitoriano a compor as duas equipas que participarão no Campeonato Nacional de Semi-rápidas.
A família do xadrez vitoriano reúne-se todas as sextas-feiras, às 18h00, com a sede do clubea manter as portas abertas para receber todos os interessados em praticar esta estimulante modalidade.
Empate em Oeiras no Nacional Sub-15
No futsal, a ronda do passado fim de semana ficou marcada pela igualdade (2-2) registada pelo Vitória Clube de Santarém na visita ao Clube Futsal de Oeiras, naquela que foi a derradeira jornada da 1.ª Fase do Campeonato Nacional Sub-15 da Federação Portuguesa de Futebol.
Um ponto amealhado no reduto de um emblema da Associação de Futebol de Lisboa, que acabou por ser apurado para a Fase de Apuramento de Campeão da prova, constitui, sem dúvida, uma evidência da capacidade da escola de formação vitoriana para se bater de igual para igual com as outras grandes referências nacionais da modalidade.
Para o conjunto orientado por Ivo Costa, a luta pela permanência, pela sexta época consecutiva, na maior prova deste escalão em Portugal passa agora pela exigente Fase de Manutenção, cujo sorteio decorre amanhã na Cidade do Futebol.