Artesanato, Música e Arte compõem o Festival Contacto que vai decorrer amanhã, sábado, 2 de Julho, junto ao Rio da Fonte em Pontével, concelho do Cartaxo.

Os criadores do projecto são Paulo Antunes (Director), Miguel Canaverde (Director de Comunicação), Pedro Mourinha (Director de Produção), Ivo Santos (Produtor) e Fábio Carvalho (Designer Gráfico).

Segundo os organizadores, o evento “vai proporcionar um (re)pensar a descentralização cultural, pretendendo assim também fazer ponte entre a comunidade local e as zonas circundantes à mesma”.

“Apostando no artesanato local e na contemporaneidade, criamos uma programação que visa dar visibilidade regional enquanto capta atenção de outros públicos”, referem numa nota enviada ao ‘Correio do Ribatejo’.

O Contacto é um festival que foi criado e pensado com o intuito de “descentralizar a cultura”, contribuindo assim para uma geração local cruzando esta com um novo público, que se vê  representado nas novas práticas culturais fazendo uso do seu carácter participativo e do seu interesse pelo passado histórico-cultural, explica a mesma nota.

Procura ainda dinamizar a vila de Pontével para lá das suas fronteiras físicas, apostando na comunicação digital através do Instagram procurando chegar ao público alvo mais jovem. Os posts digitais serão partilhados em formato fotográfico e vídeo.

A organização propõe ainda um cruzamento multidisciplinar entre o artesanato, tendo ele já uma ligação forte no seio da comunidade de Pontével através do Artével, com novas práticas programáticas tais como o cinema e a música.

O programa geral de amanhã, sábado, 2 de Julho, inclui, pelas 10h00, a apresentação do projecto à comunidade, seguida de conversa moderada por Inês Lampreia “A importância da cultura fora dos grandes centros urbanos” / “Projecto colaborativo por um movimento pró-inclusão pela arte”; Pelas 12h00, abertura de uma exposição de arte contemporânea da autoria de Duarte Correia; 14h00 – 16h30 Dj James Blonde; 14h00 abertura do artesanato; 15h00, abertura da Mostra Fílmica, constituída por dez documentários produzidos pela ‘Wave Of Youth’ no âmbito das Residências em Cinema Documental (VALE); 16h45 – 17h45 Metamito; 18h00 – 19h00, Polivalente; 19h15 – 20h00, Masena; 20h15 – 21h00, Camafeu; 21h00 – 22h30 Festival do Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Pontével; 23h00 – 23h45, The Invisible Age; 00h00 – 01h00 Palmers (Curadoria Cartaxo Sessions); 01h00 – 02h30, Dj set Grémio Phonográphico; 02h30 – 04H00, Dj Munas.

A iniciativa conta com os apoios da Junta de Freguesia de Pontével, da Câmara do Cartaxo e tem entradas livres.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.