Foto: Rita Valério

Ser influencer, a nova profissão da era digital

“As redes sociais têm o impacto que lhe quisermos dar”

Liliana Marques, natural de Almeirim, apresenta-se como defensora dos direitos das mulheres e das crianças através de diversas plataformas no meio digital. Liliana é infleuncer, uma nova profissão que surgiu recentemente através do mundo digital, e que veio para ficar. Actualmente conta com 37 mil seguidores na rede social Instagram, onde os que a acompanham podem assistir a momentos da sua vida, locais a visitar, restaurantes e entre muitas outras dicas. 

Uma influencer digital, tal como o próprio nome indica, é uma pessoa capaz de influenciar e formar a opinião de outras pessoas, por meio de conteúdos que produz nas redes sociais. 

Um trabalho realizado online que pode ser publicado em qualquer horário e parte do mundo. Liliana afirma que esta nova profissão da era digital veio facilitar a vida a muitas pessoas.

“Para mim está a ser uma mais-valia, porque me permite ser mãe a tempo inteiro. Consigo fazer toda a minha dinâmica em casa ou fora e ao mesmo tempo mexer no telemóvel, uma ferramenta que posso levar para todo o lado. Permite-me nesse sentido estar a trabalhar e estar presente, o difícil é estabelecer um limite. Como posso trabalhar em qualquer lado, tenho de criar um limite”, evidencia.

Foto: Rita Valério

O facto de não estabelecer um horário de trabalho é o que se torna mais difícil de gerir segundo a influencer. “Muitas vezes publico conteúdo fora das horas comuns, mas sei que no período desse horário o meu público-alvo, vai ver na mesma. O que interessa é fazer o conteúdo e publicá-lo. Muitas vezes só consigo publicar quando a minha filha Matilde está a dormir, que é fora da hora que dizem ser a melhor para divulgar algo nas redes sociais. A verdade é que as pessoas estão atentas em todos os horários, porque têm formas diferentes de gerir a vida”, considera.

Liliana Marques trabalhava como assistente operacional, no Hospital Distrital de Santarém, antes de se aventurar no mundo digital. Referiu que foi uma fase complicada da sua vida, que decorreu durante a pandemia.

“Surgiu depois de algo menos bom, em que eu sou obrigada a deixar o meu antigo local de trabalho. Aconteceu uma semana antes do COVID rebentar oficialmente em Portugal. Deixei o hospital e comecei a distrair-me com o Instagram e a perceber como é que funcionava, mas só há cerca de um ano é que comecei a trabalhar na área e a estar em agências. Comecei a fazer um trabalho mais profissional e a ver as coisas de outra maneira”, declarou Liliana.

Com conteúdo ligado ao Lifestyle, partilha online a sua rotina, hábitos e dicas. A influencer refere que gosta de aconselhar os seus seguidores a visitarem diversos sítios ou experimentar produtos diferentes. “Gosto de recomendar sítios onde ir em família, porque me faz sentido também ir com todos os meus familiares. É importante saber detalhes sobre locais onde ficar. Por exemplo, saber para quantas pessoas é uma casa que queiramos alugar para férias. Gosto muito de ir a restaurantes, provar alguns pratos da ementa, dar a minha opinião e recomendar o local e o prato que mais gostei. Seja na área da alimentação ou em outros produtos que utilizo para mim e para a minha filha gosto de dar a minha opinião e aconselhar as melhores opções”, menciona.

A profissão requer a realização de publicidade online, o que é fundamental para influenciar as pessoas a comprar determinado produto ou serviço. Ser influencer para Liliana é “como uma televisão ou outro meio de comunicação, principalmente se for uma pessoa que gostemos de ver ou de ouvir, tem muito impacto”, declara.  

Realça ainda a importância de passar uma boa imagem e transmitir uma mensagem verdadeira ao público-alvo. “Acho que uma imagem depende muito daquilo que emanamos de dentro para fora. Até que ponto aquilo que nós publicamos vai ao encontro daquilo que realmente acreditamos? Eu não aceito tudo o que me pedem para publicar. Nós, influencers, é que escolhemos os produtos com os quais nos identificamos mais. Tento sempre adquirir aqueles que me fazem mais sentido. Eu sei que tenho essa responsabilidade de influenciar, porque é uma publicidade”, reconhece Liliana.

Segundo a influencer, as principais características da profissão passam por “ser acessível, ser dinâmica e ser simpática. Uma que gosto muito e considero importante é ser humilde, colocarmo-nos no lugar da outra pessoa e ser grata. Ser comunicativa, mesmo que não me apeteça estar sempre a aparecer em publicações, a minha energia está lá”, notou.

São muitos os jovens que são cativados por esta nova profissão, que através de um clique consegue chegar a um vasto público. Liliana Marques deixa um conselho a todos os que manifestam interesse em seguir os seus passos. “Devem informar-se, ler, tirar formações e tentar aprender com quem já tem esta profissão. Foi isso que eu fiz. Tentar perceber de que forma algumas colegas influencers já estavam e pedir-lhes ajuda. Perguntar-lhes como é que devem fazer, por onde começar e em que plataformas se devem inscrever. Foi graças a esta partilha que eu também me consegui construir. Não tenham vergonha de pedir ajuda”, conclui.

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…