Foto ilustrativa

A ASAE apreendeu mais de um milhão de carregadores, capas de telemóveis, bijuteria e vestuário contrafeito em armazéns de distribuição e venda por grosso nos concelhos de Benavente, Santo Tirso e Vila do Conde, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a ASAE referiu que, no âmbito desta ação policial, instaurou quatro processos-crime por suspeita dos crimes de contrafação, venda ou ocultação de produtos e violação dos direitos exclusivos relativos a desenhos ou modelos, fraude sobre mercadorias e fraude fiscal.

“Muitos destes artigos apresentavam preços semelhantes aos praticados em produtos originais, evidenciando uma clara intenção de os fazer passar por legítimos e de enganar os consumidores durante as transações comerciais”, ressalvou.

O valor dos artigos apreendidos é de cerca de 500 mil euros, valor esse que é das peças contrafeitas e não do valor de mercado, explicou.

A ASAE salientou que apreendeu ainda 46 mil euros em numerário, dinheiro que será proveniente da atividade criminosa.

“A contrafação constitui um crime precedente do branqueamento de capitais, sendo que a ASAE continuará a acompanhar o fenómeno da contrafação promovendo a proteção da propriedade industrial dos titulares das marcas lesadas e garantindo a proteção dos consumidores”, concluiu.

Leia também...

Cineteatro de Almeirim acolhe peça de Teatro “Ay, Carmela!”

A peça de teatro “Ay, Carmela!” de José Sanchis Sinisterra, vai estar em cena no Cineteatro de Almeirim no próximo dia 27 de Maio,…

Homem morre esmagado por trator em Paço dos Negros

Guilherme Canha, de 87 anos de idade, morreu esmagado por um tractor na manhã de sexta-feira, 24 de Fevereiro, em Paço dos Negros, concelho…

Delegação empresarial chinesa explora oportunidades de investimento em Abrantes e na região

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, no âmbito da recepção de uma delegação empresarial chinesa interessada em investir na região Centro,…

“Temos um inimigo terrível, que é a desmemória”

Vítor Serrão é um dos grandes desbravadores da História da Arte em Portugal, disciplina que começou a ganhar força no País a partir dos…