Foto ilustrativa

A ASAE apreendeu mais de um milhão de carregadores, capas de telemóveis, bijuteria e vestuário contrafeito em armazéns de distribuição e venda por grosso nos concelhos de Benavente, Santo Tirso e Vila do Conde, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a ASAE referiu que, no âmbito desta ação policial, instaurou quatro processos-crime por suspeita dos crimes de contrafação, venda ou ocultação de produtos e violação dos direitos exclusivos relativos a desenhos ou modelos, fraude sobre mercadorias e fraude fiscal.

“Muitos destes artigos apresentavam preços semelhantes aos praticados em produtos originais, evidenciando uma clara intenção de os fazer passar por legítimos e de enganar os consumidores durante as transações comerciais”, ressalvou.

O valor dos artigos apreendidos é de cerca de 500 mil euros, valor esse que é das peças contrafeitas e não do valor de mercado, explicou.

A ASAE salientou que apreendeu ainda 46 mil euros em numerário, dinheiro que será proveniente da atividade criminosa.

“A contrafação constitui um crime precedente do branqueamento de capitais, sendo que a ASAE continuará a acompanhar o fenómeno da contrafação promovendo a proteção da propriedade industrial dos titulares das marcas lesadas e garantindo a proteção dos consumidores”, concluiu.

Leia também...

Dois homens e uma mulher identificados pela GNR por furto de catalisadores

Dois homens de 33 e 65 anos e uma mulher de 30 anos foram identificados pela GNR, no passado dia 12 de Abril, por…

Novos desafios das actividades artesanais em discussão em Constância

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior está a preparar um encontro para debater os desafios dos artesãos e produtores…

Elementos de lazer para áreas externas: como podem transformar o seu espaço?

Combinar elementos de lazer com a natureza é uma ótima maneira de criar um ambiente agradável e relaxante em nossos jardins. E para isso,…

Câmara de Tomar acorda solução para acesso da população à praia fluvial de Alverangel

A Câmara de Tomar chegou a acordo com os proprietários dos terrenos que dão acesso à praia fluvial de Alverangel, cortados desde junho por…