Foto ilustrativa

A ASAE apreendeu mais de um milhão de carregadores, capas de telemóveis, bijuteria e vestuário contrafeito em armazéns de distribuição e venda por grosso nos concelhos de Benavente, Santo Tirso e Vila do Conde, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a ASAE referiu que, no âmbito desta ação policial, instaurou quatro processos-crime por suspeita dos crimes de contrafação, venda ou ocultação de produtos e violação dos direitos exclusivos relativos a desenhos ou modelos, fraude sobre mercadorias e fraude fiscal.

“Muitos destes artigos apresentavam preços semelhantes aos praticados em produtos originais, evidenciando uma clara intenção de os fazer passar por legítimos e de enganar os consumidores durante as transações comerciais”, ressalvou.

O valor dos artigos apreendidos é de cerca de 500 mil euros, valor esse que é das peças contrafeitas e não do valor de mercado, explicou.

A ASAE salientou que apreendeu ainda 46 mil euros em numerário, dinheiro que será proveniente da atividade criminosa.

“A contrafação constitui um crime precedente do branqueamento de capitais, sendo que a ASAE continuará a acompanhar o fenómeno da contrafação promovendo a proteção da propriedade industrial dos titulares das marcas lesadas e garantindo a proteção dos consumidores”, concluiu.

Leia também...

“Canoagem Mais Lezíria – Mais Tejo” com mais de 100 participantes

A primeira etapa da iniciativa “Canoagem Mais Lezíria – Mais Tejo” – 𝗚𝗼𝗹𝗲𝗴𝗮̃ / 𝗖𝗵𝗮𝗺𝘂𝘀𝗰𝗮 – teve lugar no sábado, 15 de Abril, e…

Homem identificado pela GNR por viciação de veículos automóveis

Um homem, de 37 anos de idade, foi identificado pela GNR por viciação de veículos automóveis, no dia 16 de Abril, no concelho de…

Manuel da Piedade Costa homenageado em Alcanena

O Município de Alcanena promoveu, no dia 29 de setembro, uma Homenagem a Manuel da Piedade Costa, o Sr. Atletismo de Alcanena. A iniciativa…

Entroncamento participa no projecto “Vamos fotografar gentes da minha terra”

O Município do Entroncamento participa na 5.ª edição do Projecto Marcas na História, o qual conta com a participação dos concelhos das Comunidades Intermunicipais…