Foto ilustrativa

A ASAE apreendeu mais de um milhão de carregadores, capas de telemóveis, bijuteria e vestuário contrafeito em armazéns de distribuição e venda por grosso nos concelhos de Benavente, Santo Tirso e Vila do Conde, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a ASAE referiu que, no âmbito desta ação policial, instaurou quatro processos-crime por suspeita dos crimes de contrafação, venda ou ocultação de produtos e violação dos direitos exclusivos relativos a desenhos ou modelos, fraude sobre mercadorias e fraude fiscal.

“Muitos destes artigos apresentavam preços semelhantes aos praticados em produtos originais, evidenciando uma clara intenção de os fazer passar por legítimos e de enganar os consumidores durante as transações comerciais”, ressalvou.

O valor dos artigos apreendidos é de cerca de 500 mil euros, valor esse que é das peças contrafeitas e não do valor de mercado, explicou.

A ASAE salientou que apreendeu ainda 46 mil euros em numerário, dinheiro que será proveniente da atividade criminosa.

“A contrafação constitui um crime precedente do branqueamento de capitais, sendo que a ASAE continuará a acompanhar o fenómeno da contrafação promovendo a proteção da propriedade industrial dos titulares das marcas lesadas e garantindo a proteção dos consumidores”, concluiu.

Leia também...

GNR detém suspeitos de furtos no interior de veículos

Dois homens, de 33 e 59 anos, foram detidos pela GNR, nos concelhos de Sesimbra, distrito de Setúbal, e Amadora, no de Lisboa, por…

Incêndio deflagra em casa devoluta em Santarém

Um incêndio deflagrou numa habitação devoluta na Avenida dos Combatentes, na zona do “Choupal”, em Santarém, ao final da tarde desta segunda-feira. O alerta…

“Santarém vai ser das cidades médias que mais vai crescer em Portugal”

Autarcas da região ouvidos pelo Correio do Ribatejo dizem ser necessário inverter perda populacional.

Distrital de Santarém do PS aprova lista liderada por Alexandra Leitão

A lista de candidatos do PS por Santarém às legislativas de Outubro, liderada por Alexandra Leitão, foi aprovada terça-feira à noite pela Comissão Política…