O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) organiza a sua  Assembleia de Investigadores n.º 116, a realizar nas instalações do centro, no próximo dia 11 de Outubro de pelas 18h30.

Durante a Sessão Solene será proferida a comunicação “Em torno do estatuto das mulheres no livro dos Actos dos Apóstolos”, pelo Mestrando Carlos Daniel Gonçalves Pereira.

A presente comunicação visa analisar o papel das mulheres nos primórdios do Cristianismo, a partir do livro dos Actos dos Apóstolos. Num tempo em que a religião de Jesus Cristo começava a dar os primeiros passos, as mulheres foram fundamentais para ajudar a organizar a vida das comunidades. Outrora excluídas da sociedade e confinadas ao espaço doméstico, as mulheres vão encontrar no Cristianismo uma alavanca para se conseguirem emancipar. O autor propõe-se fornecer alguns dados que permitam conhecer, em profundidade, o papel das mulheres na organização da Ecclesiae e estudar a condição social da mulher (casadas, solteiras e viúvas), apresentando uma releitura da problemática à luz do conceito de género.

Carlos Pereira (Carlos Daniel Gonçalves Pereira) é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestrando em História (História Antiga) na mesma instituição, onde apresentará a dissertação: ‘Os Actos dos Apóstolos: entre o romance e a historiografia’. No âmago do Mestrado em História Antiga, tem-se dedicado ao estudo da Bíblia e das literaturas do Próximo Oriente Antigo. Interesses de investigação: Cristianismo Primitivo e Cultura Grega, História do Cristianismo Antigo e Recepção da Cultura Bíblica no Mundo Contemporâneo.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.