O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) organiza a sua  Assembleia de Investigadores n.º 116, a realizar nas instalações do centro, no próximo dia 11 de Outubro de pelas 18h30.

Durante a Sessão Solene será proferida a comunicação “Em torno do estatuto das mulheres no livro dos Actos dos Apóstolos”, pelo Mestrando Carlos Daniel Gonçalves Pereira.

A presente comunicação visa analisar o papel das mulheres nos primórdios do Cristianismo, a partir do livro dos Actos dos Apóstolos. Num tempo em que a religião de Jesus Cristo começava a dar os primeiros passos, as mulheres foram fundamentais para ajudar a organizar a vida das comunidades. Outrora excluídas da sociedade e confinadas ao espaço doméstico, as mulheres vão encontrar no Cristianismo uma alavanca para se conseguirem emancipar. O autor propõe-se fornecer alguns dados que permitam conhecer, em profundidade, o papel das mulheres na organização da Ecclesiae e estudar a condição social da mulher (casadas, solteiras e viúvas), apresentando uma releitura da problemática à luz do conceito de género.

Carlos Pereira (Carlos Daniel Gonçalves Pereira) é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestrando em História (História Antiga) na mesma instituição, onde apresentará a dissertação: ‘Os Actos dos Apóstolos: entre o romance e a historiografia’. No âmago do Mestrado em História Antiga, tem-se dedicado ao estudo da Bíblia e das literaturas do Próximo Oriente Antigo. Interesses de investigação: Cristianismo Primitivo e Cultura Grega, História do Cristianismo Antigo e Recepção da Cultura Bíblica no Mundo Contemporâneo.

Leia também...

Dois detidos em flagrante por furto em residência

O Comando Territorial de Santarém, através do Destacamento Territorial de Torres Novas…

Tertúlia com Ruy de Carvalho e Alice Vieira no Teatro Virgínia

No âmbito da exposição «Retratos Contados de Ruy de Carvalho, patente até…

Dona de lar em Riachos diz-se arrependida e afirma em tribunal que idosa esteve morta “2 ou 3 dias”

A mulher acusada de manter uma idosa morta 12 dias no quarto…
Foto de arquivo

ULS Médio Tejo abre processo de averiguações após encaminhamento errado de grávidas

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo abriu um processo…