A Assembleia Municipal de Ourém lançou três projectos com o objectivo de aproximar os cidadãos à política, mantê-los informados e envolvê-los nas decisões que são tomadas para o concelho, disse à agência Lusa o presidente daquele órgão.

“O objectivo é ser transparente e aproximar os cidadãos dos eleitos, saber o que andam a fazer, de que forma, como é que as propostas foram aprovadas e o que querem fazer. É dar mais participação activa às pessoas”, explicou o presidente da Assembleia Municipal de Ourém (AMO), João Moura.

Desde a semana passada que está disponível uma plataforma ‘online’ de gestão da AMO, que irá permitir aos munícipes um escrutínio sobre a actividade dos deputados eleitos na Assembleia Municipal (AM).

“Este projecto surgiu para poder reunir informação e dar acesso aos cidadãos do que se passa na AM. Nesta plataforma, vão poder saber quem foi o deputado que falou, quantas vezes o fez, o que defendeu, o que votou ou se saiu a meio. O munícipe pode saber o que foi debatido e aprovado na reunião e, ao mesmo tempo, conseguimos ter um instrumento de trabalho, que até poderá verificar a incompatibilidade do deputado em alguma situação”, salientou João Moura.

O presidente da AM anunciou ainda a criação de um monumento de homenagem aos eleitos locais, instalado em frente aos antigos Paços do Concelho.

“Beneficiámos das iniciais da Assembleia Municipal de Ourém – AMO. As insígnias não foram escolhidas ao acaso. Neste monumento, fica assim perpetuado o amor de cada um dos eleitos à sua terra. O material escolhido foi a pedra calcária, matéria-prima nobre da nossa região que sustenta uma das maiores actividades económicas do concelho, a indústria extractiva. Os recursos são parcos, mas a peça foi oferecida por um mecenas”, informou.

O outro projecto é dirigido aos jovens, do 5.º ano até ao secundário, e desafia-os a desenvolverem um projecto para o concelho, espoletando a sua participação cívica. A Assembleia Jovem de Ourém será um espaço de reflexão e debate entre jovens, onde se “apela à criatividade”.

“Tentámos que os jovens valorizassem o património municipal e desafiámos os jovens a apresentarem ideias para melhorar o concelho. Vamos levá-los ao palco da AM, onde vão apresentar os seus projectos, esclarecer dúvidas e até receber contributos”, adiantou João Moura, que explicou que não se trata de “um orçamento participativo, mas ideias que depois poderão vir a ser executadas pela Câmara”.

Segundo João Moura, “estes projectos são um despertar a nível nacional para o devido respeito que as Assembleias Municipais merecem”.

Leia também...

Um detido em Coruche por furto de cortiça

O Comando Territorial de Santarém deteve, no dia 10 de setembro, em…

Carta Arqueológica e concerto dos Petit Gatô nas Jornadas Europeias do Património em Santarém

A Câmara Municipal de Santarém assinala sábado as Jornadas Europeias do Património…

Cemitérios de Almeirim reabrem sexta-feira com restrições

Os cemitérios do concelho de Almeirim, fechados desde 20 de Março na…

Bombeiros do Cartaxo reforçam competências para apoiar população em situações de catástrofe

Os Bombeiros Municipais do Cartaxo têm uma equipa de intervenção multidisciplinar com…