A Direção de Enfermagem do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, tem em curso um plano de formação dirigido a Assistentes Operacionais. Uma iniciativa que pretende habilitar e aperfeiçoar as competências técnicas e comportamentais destes profissionais, no âmbito da prestação de cuidados aos utentes.

Esta acção de formação apresenta como objectivos específicos a reflexão sobre a missão e os valores do HVFX, EPE; o conhecimento e enquadramento legal da profissão de Assistente Operacional; a importância da higiene e segurança no trabalho nos diversos contextos e a contribuição para as boas práticas em controlo de infeção; a aquisição de estratégias para comunicar de forma assertiva e gestão conflitos e o desempenho de forma eficaz e eficiente das tarefas delegadas na área da prestação de cuidados aos utentes do Hospital. 

Para além da parte teórica e expositiva, os Assistentes Operacionais que participaram nesta acção de Formação, realizaram bancas práticas sobre cuidados de higiene;  alimentação e eliminação; e posicionamentos e transferências de doentes. 

A primeira parte da formação decorreu nos meses de Março e Abril, estando previstas novas acções para os meses de Maio, Setembro e Outubro. Pretendendo chegar a todos os profissionais da categoria de Assistentes Operacionais, esta acção de formação é dirigida a Assistentes Operacionais recém-admitidos no Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, e a Assistentes Operacionais que, admitidos em altura anterior, não tinham tido acesso a formação específica para o adequado desempenho das suas funções.

Com a continuidade destas acções de formação o HVFX, EPE continua a garantir a melhor prestação de cuidados aos utentes do Hospital, assim como promove a valorização curricular dos profissionais do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…