A Associação Dançarém vai promover, no próximo dia 18 de Outubro, um dia inteiramente dedicado às danças tradicionais de Portugal e do mundo, no Convento de São Francisco, em Santarém, pelo quarto ano consecutivo.
O evento irá iniciar-se pelas 17h00 com duas oficinais lecionadas por Flávio Aldo e Catarina Santos, do grupo Flôr da Pele. Na oficina “Dança com tradição”, serão exploradas e vivenciadas três danças emblemáticas, a Chula, a Muiñeira e a Xota, “em toda a sua expressividade, musicalidade e contexto cultural”, revela a organização em comunicado.
Já a oficina “Musicalidade para Músicos, Não Músicos e Dançarinos de Balfolk” não será apenas uma oficina de danças, “mas também uma oficina importante para a dança”, sendo um convite “à descoberta de como fazer música de formas alternativas e menos rígidas”, adianta.
Às 22h00 começará um baile tradicional com música ao vivo, “cheio de intensidade, emoção e entrega total”, proporcionado pelo grupo Flôr da Pele, formado por Catarina Santos na flauta e voz, Flávio Aldo no violino e percussões, João Faria no piano e eletrónica, Bruno Rodrigues no baixo e ainda o músico convidado Joaquim Ribeiro na guitarra, cavaquinho e viola braguesa, “que vão apresentar o seu novo álbum ‘entreLaços’ e outras novidades”, desvenda.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e da SRO – Sociedade Recreativa Operária.
O Dançarém é uma Associação de âmbito cultural com origem em Santarém, que tem como objetivo a promoção das tradições do Ribatejo, Portugal e do Mundo através da dança.
A associação organiza eventos mensais no distrito com oficinas de dança e bailes, aulas regulares na cidade e um festival de verão na Ortiga, Mação, colaborando também com outras entidades, como câmaras municipais e escolas, em eventos pontuais.