Os internacionais portugueses Eder e Pauleta estiveram esta manhã no W Shopping na inauguração da Exposição dos 100 anos da Associação de Futebol de Santarém, numa cerimónia que contou ainda com as presenças do presidente da Câmara de Santarém, João Leite, vereadores Nuno Domingos e Alfredo Amante, presidente da AF Santarém, Francisco Jerónimo, da União de Freguesias da Cidade, Diamantino Duarte e de Rui Rosa, administrador do W Shopping.
A mostra, patente até ao dia 20 de Novembro, regista, nos seus 35 painéis, várias gerações de atletas, de árbitros e dirigentes associativos, alguns deles com nomes gravados a letras de ouro nos anais da Associação.
Ao longo de um século de existência a AF Santarém soma já um total de perto de 300 clubes filiados, alguns já extintos ou desactivados. A mostra reflecte ainda a passagem de 30 Presidentes nas sucessivas Direcções da mesma Associação.
“Muitas coisas mudaram ao longo de um século, também no futebol: regras, organização, equipamentos, tecnologia, até modalidades se acrescentaram; mas a Associação de Futebol de Santarém conseguiu sempre adaptar-se, vencer as adversidades e crescer sustentadamente, trabalhando sempre ao mais alto nível e com a máxima dedicação e paixão pelas modalidades que representa”, salienta a AF Santarém numa nota enviada à comunicação social.
“Actualmente, contabiliza 78 clubes no activo e mais de 9.600 atletas inscritos, o que faz da AF Santarém uma das mais relevantes Associações da Federação Portuguesa de Futebol”, pode ler-se na mesma nota.
(Ler notícia desenvolvida na edição impressa de 1 de Novembro de 2024).