A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) assinalou na terça-feira, dia 30 de Abril, o seu 17.º aniversário, na Casa do Campino, em Santarém.

A cerimónia ficou marcada pela inauguração da Sede Nacional, a entrega dos Prémios Prestígio, a eleição da Cidade do Vinho 2025 e a entrega de placas de adesão a 25 novos municípios associados.

A nova Sede Nacional da AMPV fica situada na Casa do Campino, em Santarém, num espaço cedido pela Câmara Municipal de Santarém, e que é constituído por um gabinete, sala de reuniões e átrio.

As instalações foram inauguradas pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, pelo secretário de Estado da Agricultura, João Moura, pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e pelo presidente da AMVP, Luís Encarnação.

A comemorar 17 anos da sua constituição, a AMPV regista a admissão de mais 20 novos municípios associados. No percurso da associação, não há memória da adesão de um número tão significativo de municípios no curto espaço de tempo de um trimestre

Neste momento, a associação conta com c142 municípios associados, sendo a segunda maior associação de municípios de Portugal, a seguir à própria Associação Nacional de Municípios Portugueses.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMVP) admitiu entrada de 18 novos associados, na cerimónia realizada em Santarém.

No percurso da associação, não há registo de uma adesão tão significativa de municípios num curto espaço de tempo e é mais um passo firme em direção ao objetivo traçado pela organização de atingir, até ao final do mandato, 50% do total dos municípios portugueses.

“Até ao final do mandato queremos atingir 50 % dos municípios portugueses. Nós temos 142 mas temos uma série de municípios que estão vias de aderir e que já demonstraram o seu interesse em fazer parte desta associação, embora o processo de adesão seja, por vezes, lento e burocrático”, disse o secretário-geral da AMVP José Arruda.

A associação é atualmente representada por municípios de todas as regiões, desde o Alentejo, passando pelo Ribatejo, até às ilhas, sendo a segunda maior associação de municípios de Portugal, a seguir à Associação Nacional de Municípios Portugueses.

A associação conta atualmente com uma série de iniciativas que são realizadas ao longo do ano, desde a “cidade do vinho”, que pressupõe a elaboração de um programa anual de acções culturais ligadas ao vinho, passando pelo ”Festival Nacional da Canção Rural”, que tem como objetivo estimular a composição de obras musicais relacionadas com o mundo rural, até ao concurso “cidades do vinho”, que tem como finalidade promover vinhos de diversos pontos do país.

Esta associação tem crescido, nas palavras de José Arruda, de forma “lenta e constante” e oferece aos municípios “a vantagem” de trabalharem numa rede que tem como objetivo “defender, promover e valorizar os territórios do país com tradição vitivinícola”.

José Arruda revela que a associação espera ainda atingir uma série de objetivos para os próximos anos, entre eles criar um ‘site’ onde as pessoas possam consultar todas as iniciativas organizadas pelos municípios que compõem a associação e criar um grupo de trabalho, constituído pelos ministérios da Agricultura, Turismo, Economia e Cultura, para a vinha ser considerado património cultural e Imaterial.

Para além da inauguração da nova sede, foi também feita a eleição da Cidade do Vinho 2025, que vai ser realizado na região de Serra d’Ossa, numa iniciativa conjunta entre cinco municípios: Borba, Estremoz, Redondo, Vila viçosa e Alandroal.

A cerimónia ficou também marcada pelos prémios prestígio AMPV, que distingue entidades e personalidades pelo trabalho desenvolvido nas áreas do vinho, do enoturismo e do mundo rural.

As entidades e personalidades distinguidas este ano foram Leonor Freitas (Prémio Personalidade do Ano), CNOIV – Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, no âmbito dos 100 anos da OIV (Prémio Entidade do Ano), Museu do Pico (Prémio Museu do Vinho), e Essência do Vinho (Prémio Enoturismo).

Leia também...

Sardoal apoia colectividades em Jornadas do Associativismo

A Câmara de Sardoal vai apoiar financeiramente o desenvolvimento de actividades de…

Iniciativa “Vila a Copo” voltou a levar bons vinhos da Região à Vila da Marmeleira

Numa organização do Grupo dos Amigos da Vila da Marmeleira, juntaram-se, no…

Bons Sons reduz lotação a 35 mil pessoas para assegurar conforto do público e da aldeia

O Festival Bons Sons, em Cem Soldos, vai limitar a lotação a…

Detido em flagrante por furto em Torres Novas

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Torres Novas,…